E ainda há quem diga que futebol e loucura não cabem na mesma frase.

O que se passou em Lyon foi uma verdadeira loucura, dentro e fora do campo, pelos bons e pelos maus motivos também.

O jogo adivinhava-se emocionante, mas certamente ninguém esperaria o que se passou, desde logo porque a partida esteve em risco de nem sequer começar.

Os adeptos turcos envolveram-se em confrontos com a polícia ainda nas imediações do estádio e prolongaram esse mesmo comportamento para dentro do recinto, causando o pânico geral nas bancadas, o que levou até à invasão do terreno de jogo.

VEJA AS IMAGENS QUE MARCARAM A NOITE

O ambiente crispado levou ao retardamento do encontro em sensivelmente uma hora. Depois de reunidas as condições de segurança para a realização do jogo é que o árbitro soou o apito para o início.

No futebol jogado, os turcos entraram a todo o gás, em contraste com um Lyon praticamente apático, talvez pelo sucedido antes.

À entrada do primeiro quarto de hora um banho de água fria.

Talisca e Babel provaram que tinham a lição bem estudada e ensaiaram um livre que resultaria no primeiro golo. O médio emprestado pelo Benfica cobrou o livre de forma rasteira, para o lado direito da área francesa, onde apareceu Babel a rematar cruzado para o fundo das redes.

Um lance bonito e eficaz que gelou por completo as ainda agitadas bancadas da arena de Lyon.

FILME DO JOGO

Um golo, mais umas quantas ameaças e foi isso o Besiktas. Os turcos tinham bem definida a estratégia para este jogo: fazer um golo e aguentar para não sofrer. Vá lá alguém criticá-los.

Certo é que a estratégia esteve perto de resultar. O Lyon foi superior durante o remanescente do encontro e criou as melhores oportunidades de golo, mas a defensiva turca foi quase sempre capaz de aliviar o perigo. Quando não foi a defesa foram os postes.

Quando tudo parecia bem encaminhado para uma surpreendente vitória do Besiktas, o Lyon conseguiu uma reviravolta impressionante.

Um minuto bastou, imagine-se.

Tolisso repôs a igualdade aos 83’ e, no minuto seguinte, Morel fez a cambalhota no marcador, para gáudio do português Anthony Lopes, ele que foi titular na baliza dos franceses.

E por falar em guarda-redes. O que dizer do «frango» de Fabrício, que resultou no segundo golo do Lyon.

Um final emocionante para uma noite de emoções fortes em Lyon.

Os franceses partem em vantagem (2-1) para o jogo da segunda mão, mas o Besiktas ainda pode sonhar, uma vez que Istambul tem sido uma verdadeira fortaleza para as águias negras.