O Sporting reentrou na luta pelo apuramento para a próxima fase da Liga Europa com uma sensacional vitória em Moscovo, frente ao Lokomotiv (1-4). Desta forma, os leões recebem o Besiktas na última jornada e dependem apenas do que puderem fazer em Alvalade.

A equipa de Jorge Jesus termina a ronda com sete pontos, a um do Lokomotiv e a dois do Besiktas, que venceu o Skenderbeu na Turquia, afastando os albaneses da prova.

A ficha de jogo

Foi a melhor resposta possível do Sporting após o choque na Albânia, na ronda anterior (3-0). Os leões reagiram, suportaram até um golo fortuito do Lokomotiv a abrir e deram a volta com uma exibição de gala.

O primeiro triunfo na na Rússia surge após uma suada vitória em Arouca, para o campeonato, e novo 'match point' frente ao Benfica - o terceiro -, desta vez para a Taça de Portugal. Dias felizes no Sporting.

A formação verde e branca regressa a casa com um quadro mais favorável e, inclusive, vantagem no confronto direto em relação aos russos, que tinham vencido em Alvalade na primeira jornada (1-3).

As alterações introduzidas por Jorge Jesus, que estava privado de várias unidades importantes, resultaram em plano. As quatro unidades mais ofensivas contribuíram com um golo cada, destacando-se Fredy Montero pela participação ativa nos principais lances.

Resultados e classificações da Liga Europa

Ao quinto minuto de jogo, Maicon aproveitou um corte infeliz de Adrien e o mau posicionamento defensivo do Sporting para inaugurar o marcador. Os leões não mereciam estar a perder, depois de uma boa entrada em campo, e demonstraram isso mesmo ao minuto 20.

Depois da infelicidade, a felicidade. Cruzamento de Ricardo Esgaio na direita, um desvio e Montero a aperceber-se da trajetória, surgindo no local certo para a finalização. O colombiano mudaria de pele mais tarde, assumindo-se como assistente. Bom passe para Bryan Ruiz e este, de ângulo apertado, a atirar cruzado com uma classe tremenda.

O internacional da Costa Rica teve liberdade de movimentos, deixando os flancos do ataque entregue aos jovens Gelson Martins e Matheus Pereira. Seria o primeiro a marcar o 1-3, ainda antes do intervalo, com nova assistência de Fredy Montero, o melhor em campo.

A equipa da casa procurou responder na etapa complementar, criando um par de lances de perigo a abrir, mas seria o Sporting a marcar novamente. Gelson na bela assistência e Matheus Pereira – que se preparava para sair por troca com André Martins, a atirar mais uma vez pelo meio das pernas de Guilherme.

O Lokomotiv - que chegou ao estádio de metro, face ao trânsito intenso em Moscovo - conseguiu apenas reduzir a desvantagem ao cair do pano, por intermédio de Aleksey Miranchuk.