Um Sporting inspirado e personalizado apurou-se nesta quinta-feira para os 16 avos de final da Liga Europa, depois de goelar o Qarabag por 6-1. O novo leão de Marcel Keizer deu sequência às boas indicações deixadas frente ao Lusitano Vildemoinhos – principalmente na segunda parte – e bateu os azeris de forma tranquila, e com nota artística.

A cumprir o segundo jogo no comando técnico do emblema verde e branco, Keizer repetiu a mesma fórmula do encontro frente ao Vildemoinhos, apenas com uma alteração no eixo defensivo: Mathieu, castigado, deu lugar a André Pinto.

O treinador holandês parece querer afastar os fantasmas do mau futebol de Alvalade e voltou a apostar num meio-campo mais cerebral e menos físico, com Gudelj, Wendel e Bruno Fernandes. Na frente, Nani e Diaby jogavam no apoio ao goleador Bas Dost.

E foi desde cedo que o Sporting começou a mostrar pormenores desse futebol mais virado para o lado cerebral: logo aos quatro minutos, depois de uma boa jogada de entendimento no lado direito do ataque, Bruno Gaspar entregou a Bas Dost que, com um grande movimento sobre o próprio corpo, obrigou o adversário a cometer penálti. Na marca dos onze metros, o goleador holandês não desperdiçou.

FILME E FICHA DE JOGO.

Os leões ainda sofreram um contratempo com o golo de Azouri aos 14 minutos – com alguma passividade da defesa à mistura –, mas a partir daí partiram para a goleada, com Wendel em destaque.

O médio brasileiro está a ganhar uma nova vida com Keizer e justificou mais uma aposta no onze titular, com três assistências. A primeira delas logo aos 20 minutos, com Bruno Fernandes a recolocar o Sporting na frente, num lance em que o guardião do Qarabag não fica isento de culpas.

Pouco depois, apareceu o génio de Nani para protagonizar o momento da noite: depois de mais um passe de Wendel, o capitão leonino partiu para o lance individual, fintou vários jogadores e atirou para o fundo das redes, dando expressão a uma inspirada exibição verde e branca.

A Wendel, de resto, só faltou mesmo o golo, e o brasileiro nem pode queixar-se de faltas de oportunidades, já que esteve perante o guarda-redes por duas vezes, mas não conseguiu faturar.

Muda aos três, acaba aos seis

Na Ucrânia, o Arsenal também ia vencendo o Vorskla e deixava o Sporting ainda mais perto do apuramento. A segunda parte era quase uma formalidade para os homens de Keizer, mas mostrou que este leão está como novo e de boa saúde.

Diaby, com um bis, e Bruno Fernandes, mais uma vez, deram tons de goleada ao resultado e desenharam a segunda maior vitória fora do clube na Europa.

Pelo meio, Wendel, como já foi referido, teve oportunidade para abrilhantar ainda mais uma bela exibição com um golo, mas não conseguiu concretizar. Keizer aproveitou ainda para estrear Thierry Correia na equipa principal, o jovem lateral-direito que é campeão europeu sub-19.

No palco que recebe a final da Liga Europa, a formação de Alvalade fez a melhor exibição da época e carimbou a passagem aos 16 avos de final. Ainda faltam muitos meses para o jogo decisivo da competição, mas Baku já ficou a conhecer este Sporting de Keizer.