A semana europeia acaba na Amoreira, onde o Estoril precisa de uma vitória frente ao PSV Eindhoven para se manter vivo. Um enorme desafio para os canarinhos, naquele que José Couceiro já definiu como um jogo «mais próximo» do nível da Liga dos Campeões, a dar a dimensão do momento. Com muitas mais decisões à vista, o Rio Ave começa de resto ao final da tarde, em Kiev, a despedir-se da Liga Europa, ainda à procura da primeira vitória.

Acompanhe aqui EM DIRETO os jogos da Liga Europa

Mesmo que consiga os três pontos, o Estoril não dependerá apenas de si na última jornada, quando visita o Panathinaikos, já eliminado, e o PSV recebe o Dínamo Moscovo, que já está apurado e pode segurar o primeiro lugar nesta ronda 5. Mas há uma hipótese para os portugueses, que chegam a este jogo depois de uma longa paragem: não entram em campo desde o empate com o FC Porto, para a 10ª jornada da Liga.

O Rio Ave já não tem essa esperança no horizonte, a eliminação ficou sentenciada na ronda anterior. Resta tentar pontuar e conseguir, nos dois jogos que faltam, uma vitória que ajude a equipa orientada por Pedro Martins a fechar esta época de estreia europeia em tom positivo.

Nas contas da Liga Europa, muita coisa pode de resto ficar definida nesta penúltima ronda. Salzburgo, Dínamo Moscovo, Fiorentina e Légia Varsóvia são as equipas já apuradas para os 16 avos de final, várias outras podem consegui-lo nesta quinta-feira. Sevilha, campeão em título, Inter, Tottenham, Feyenoord, Wolfsburgo, Everton, Nápoles, Celtic, Borussia Mgladbach, Club Brugge, Torino, Besiktas, Sparta Praga, Guingamp e Trabzonspor têm a qualificação em ponto de mira.

Todos os resultados e classificações da Liga Europa 

Antevisão da quinta jornada:

Grupo A

Villarreal-Borussia Mönchengladbach, 20:05
FC Zurique-Apollon Limassol, 20:05


Quem vencer o duelo entre Villarreal e Borussia Mgladbach, os dois principais candidatos, apura-se. No caso dos alemães, ficaria garantido também o primeiro lugar. Qualquer deles pode também qualificar-se com um empate, dependendo do resultado do outro encontro, onde tanto o FC Zurique como o Apollon de Bruno Vale e João Paulo garantem que continuam na corrida se ganharem. Uma derrota de qualquer um significa o adeus.

Grupo B

Torino-Club Brugge, 20:05
Helsínquia-FC Copenhaga, 20:05


O Club Brugge apura-se e garante o primeiro lugar se vencer em Turim, e até pode bastar o empate. O Torino também segue em frente se vencer os belgas, desde que o Copenhaga não perca com o HJK. Os finlandeses sabem que apenas uma vitória lhes permite continuar na corrida, porque têm desvantagem em eventual confronto direto com os italianos.

Grupo C

Tottenham-Partizan, 20:05
Asteras-Besiktas, 20:05


Vantagem clara para Tottenham e Besiktas, num grupo onde o Partizan já está eliminado. Ao Asteras só resta vencer os turcos, para evitar a eliminação. Os ingleses qualificam-se independentemente do outro resultado se ganharem ao Partizan.

Grupo D

Celtic-Salzburgo, 20:05
Astra-Dínamo Zagreb, 20:05


Com o Salzburgo já apurado e o Astra de Joãozinho eliminado, resta um lugar, para decidiu entre o D. Zagreb do largo contingente português e o Celtic. Para levar a decisão até à última ronda, os croatas precisam de vencer e esperar que os escoceses não ganhem. Uma vitória do Celtic arruma já o assunto.


Grupo E

Dínamo Moscovo-Panathinaikos, 16:00
Estoril-PSV Eindhoven, 20:05


A última oportunidade para o Estoril, que só com uma vitória sobre o PSV pode manter-se na corrida. A luta centra-se aqui, com D. Moscovo já apurado e Panathinaikos eliminado. Se ganhar, a equipa de José Couceiro fica a um ponto de distância dos holandeses, antes da visita à Grécia na última jornada.

Grupo F

Inter-Dnipro, 20:05
Saint-Étienne-Qarabağ, 20:05


Basta um ponto ao Inter para selar já a qualificação, uma vitória frente ao Dnipro de Bruno Gama assegura também o primeiro lugar. Tudo muito embrulhado daí para baixo, sendo que o Qarabag corre o risco de ficar desde já eliminado.

Grupo G

Rijeka-St. Liège, 18:00
Feyenoord-Sevilha, Esp, 18:00


Dois empates seguidos complicaram a vida ao Sevilha, mas os detentores do troféu recuperaram e chegam aqui em posição de fechar já o assunto, com apuramento e primeiro lugar garantidos. Está ao alcance de uma vitória para a equipa de Beto, Carriço e Diogo Figueiras, sendo que também pode bastar o empate se não houver vencedor no encontro entre o Rijeka e o St. Liège, que tem Jorge Teixeira lesionado.

Grupo H

Krasnodar-Lille, 17:00
Wolfsburgo-Everton, 18:00



Outra ronda de confronto direto entre os principais candidatos, com vantagem para o Everton, que se apura se vencer ou empatar na visita ao Wolfsburgo de Vieirinha. Os alemães passam se ganharem e também se empatarem, desde que o Lille, ainda sem Rony Lopes, lesionado, não vença na visita à Rússia.


Grupo I

Slovan Bratislava-Young Boys, 18:00
Sparta Praga-Nápoles, 18:00


Três para dois lugares, com o Slovan já eliminado. O Nápoles, em vantagem no confronto direto com o Young Boys, apura-se se ganhar ao Sparta, também se empatar e mesmo perdendo, se os suíços não vencerem. Os checos apuram-se se fizerem melhor resultado que o Young Boys.

Grupo J

Aalborg-Steaua Bucareste, 18:00
Dínamo Kiev-Rio Ave, 18:00


Já eliminado, o Rio Ave pode complicar as contas do grupo se conseguir a sua primeira vitória, em Kiev. Mas a equipa de Miguel Veloso tem o apuramento ao alcance, basta-lhe ganhar ou até empatar, se o Steaua vencer o Aalborg. Essa combinação apuraria também os romenos.

Grupo K

Dinamo Minsk-PAOK, 18:00
Guingamp-Fiorentina, 18:00


Com a Fiorentina já apurada e a um empate de garantir o primeiro lugar, o PAOK de Miguel Vítor precisa de fazer melhor que o Guingamp para se manter na corrida. O Dínamo Minsk já está eliminado.

Grupo L

Trabzonspor-Metalist, 18:00
Lokeren-Legia, 18:00


O Legia de Orlando Sá e Hélio Pinto já está apurado e tem a liderança ao alcance de uma vitória frente ao Lokeren, ou até de uma derrota, caso o Trabzonspor não ganhe. A equipa de Bosingwa apura-se se ganhar ao já eliminado Metalist, e também se empatar, desde que os belgas não vençam.