O APOEL Nicósia protagonizou o resultado mais vistoso deste final de tarde na Liga Europa. A equipa de Chipre venceu o At. Bilbao por 2-0 e afastou os espanhóis por um resultado agregado de 3-2.

Com o português Nuno Morais de início à frente da defesa, cumprindo os noventa minutos de jogo, o APOEL chegou à vantagem com um golaço de Pieros Sotiriou após o intervalo. Giannis Gianniotas, de penálti, fez o segundo.

O At. Bilbao ficou em vantagem numérica a partir do minuto 65, por expulsão de Sotiriou, mas não conseguiu marcar qualquer golo em Chipre. Iturraspe também viu o cartão vermelho, ao cair do pano.

O duelo mais emocionante, ainda assim, teve lugar em S. Petersburgo. O Zenit de Luís Neto e Danny precisava de recuperar de uma desvantagem de dois golos frente ao Anderlecht.

O Zenit chegou mesmo a completar a reviravolta na eliminatória, ao minuto 78, quando Guiliano marcou o seu segundo golo da partida – Dzyuba tinha feito o 2-0 pouco antes.

A perder por três golos sem resposta, o Anderlecht lançou-se em missão ofensiva e conseguiu gelar os adeptos russos. Já ao minuto 90, depois de Danny abandonar o terreno de jogo (muito ovacionado neste regresso à titularidade após lesão),

Isaac Kiese Thelin fez o 3-1 que deixou o Zenit novamente em desvantagem na eliminatória. Desta vez, de forma definitiva.

O Besiktas de Ricardo Quaresma carimbou o apuramento com novo triunfo frente ao Hapoel Beer Sheva, desta vez por 2-1, para um resultado global de 5-3.

Vincent Aboubakar, com um belo golo, inaugurou o marcador para a formação turca. O avançado cedido pelo FC Porto balançou as redes ao minuto 17.


Vincent Aboubakar Goal vs Beer Sheva (1-0) por wittyfu

Para além do português Ricardo Quaresma e de Aboubakar, o Besiktas apresentou ainda de início Anderson Talisca, emprestado pelo Benfica.

Anthony Nwakaeme ainda fez o empate para a formação israelita mas Cenk Tosun confirmou o triunfo do Besiktas (2-1).

A AS Roma, apresentando Mário Rui no onze, geria uma vantagem confortável de quatro golos e deu-se ao luxo de perder no Olímpico, frente ao Villarreal (0-1). Golo de Rafael Santos Borré.

Andrés Fernández, José Ángel e Adrián López (entrou ao minuto 66), três jogadores cedidos pelo FC Porto, foram utilizados pelo treinador do Villarreal.

No único jogo sem representantes portugueses, o Ajax afastou o Legia de Varsóvia com um golo sem resposta de Nick Viergever, ao minuto 49. Depois do nulo na Polónia, bastou a diferença mínima a favor dos holandeses para resolver a questão.