Saiu a fava ao leão. O sorteio dos quartos de final da Liga Europa colocou no caminho do Sporting o Atlético de Madrid, principal favorito à conquista da prova.

O emblema «colchonero» já ergueu o troféu em duas ocasiões, de resto (2010 e 2012), e na primeira caminhada vitoriosa cruzou-se com o Sporting nos oitavos de final (0-0 em Madrid e 2-2 em Alvalade)

Tal como o Sporting, o Atlético de Madrid foi terceiro classificado na fase de grupos da Liga dos Campeões, atrás de Roma e Chelsea.

Repescada para a Liga Europa, a equipa orientada por Diego Simeone “passeou” até aos quartos de final: eliminou o Copenhaga com um resultado agregado de 5-1, e agora o Lokomotiv de Moscovo com um saldo de 8-1.

Na Liga espanhola o Atlético está em segundo lugar, à frente do vizinho Real, mas já a oito pontos do líder Barcelona, por quem foi derrotado recentemente em Camp Nou, através de um livre direto de Lionel Messi.

Nico Gaitán, que até foi associado ao Sporting esta época, já não vai reencontrar Jorge Jesus, uma vez que rumou ao futebol chinês, tal como Yannick Ferreira-Carrasco e Augusto Fernández. E Luciano Vietto, jogador pelo qual o Sporting até chegou a ter acordo com o Atlético, acabou por preferir um empréstimo ao Valência.

Em sentido inverso, e ultrapassada a proibição de contratar, Simeone passou a contar com Diego Costa, que pode assim voltar a Portugal, e também com Vitolo, que esteve emprestado ao Las Palmas.

O Atlético não tem qualquer jogador castigado para a receção ao Sporting, mas a visita a Moscovo ficou manchada pela lesão grave de Filipe Luís, que fraturou o perónio e vai parar oito semanas, falhando portanto os dois jogos com os leões, e de Juanfran, que tem uma lesão muscular e ainda não sabe o tempo de paragem.

O ex-benfiquista Oblak falhou o jogo da Rússia por lesão, tal como Diego Costa, mas os problemas físicos não são graves.