A quarta jornada da Liga Europa deixou já apuradas para os 16 avos de final quatro equipas. Pelo contrário, os já eliminados da competição europeia são sete e um deles é o Rio Ave, que voltou a não conseguir estrear-se a vencer nesta fase de grupos.

O Estoril é a outra equipa portuguesa em prova e os canarinhos perderam no campo de um dos que já garantiram a passagem à próxima fase depois de quatros jogos: o D. Moscovo. Com a equipa russa para os 16 avos seguem também a Fiorentina, o Salzburgo e o Legia Varsóvia.

O D. Moscovo-Estoril, 1-0

O Rio Ave-Steaua, 2-2

No dia em que, além do Rio Ave, também o Partizan, o Astra, o D. Minsk, o Slovan Bratislava, o Metalist e o Panathinaikos ficaram já eliminados houve uma curiosidade a envolver os irmãos Giovani e Jonathan dos Santos que (segundo a «Opta») integraram pela primeira vez o mesmo onze titular.

Mas, mais do que isso, na estatística do jogo fica também que os dois manos mexicanos do Villarreal totalizaram 17 passes entre si sendo cada um o mais escolhido pelo outro para passar a bola.
 


Jogos da 4ª jornada da Liga Europa:

Grupo A
Zurique-Villarreal, 3-2
Limassol-Borussia Mönchengladbach, 0-2

Todos estão ainda na corrida do apuramento para os quartos de final. Mas com os resultados desta 4ª jornada, o Borussia Mönchengladbach passou para a frente desta luta.

Grupo B
Helsínquia-Torino, 2-1
FC Copenhaga-Club Brugge, 0-4

Também neste Grupo B a vitória do Brugge permitiu aos belgas ganhar o maior fôlego para estar na próxima fase da Liga Europa.

O Torino marcou passo e continuam todos com (mais ou menos) esperanças no apuramento.

Grupo C
Asteras-Tottenham, 1-2
Beşiktaş-Partizan, 2-1

As vitórias do Tottenham e do Besiktas deixaram os clubes inglês e turco a apenas um ponto de conseguirem estar nos 16 avos de final.

Mas o Asteras ainda tem possibilidades de fazer uma surpresa. Quanto ao Partizan, a equipa sérvia já está eliminada da Liga Europa.

Grupo D

Astra-Celtic, 1-1
Dínamo Zagreb-Salzburgo, 1-5

A goleada do Salzburgo deu à equipa suíça o apuramento para os 16 avos de final e colocou o Dínamo de Eduardo e Ivo Pinto em situação complicada.

O apuramento do D. Zagreb ainda é possível, mas o Celtic ganhou uma vantagem preciosa com o empate em casa do Astra de Joãozinho que, esse sim, ficou desde já eliminado.

Grupo E

Dinamo Moscovo-Estoril, 1-0
Panathinaikos-PSV Eindhoven, 2-3

A vitória do D. Moscovo sobre o Estoril deu aos russos o apuramento para a próxima fase da competição e deixou-os também como a única equipa com o pleno de vitórias nas quatro jornadas disputadas até agora.

A equipa portuguesa ficou com o apuramento mais difícil, sobretudo, porque o PSV ganhou na Grécia. E o Estoril tem agora dois jogos para recuperar quatro pontos de desvantagem.

A derrota do Panathinaikos deixa os gregos já eliminados.

Grupo F

Qarabag-FC Dnipro, 1-2
St. Étienne-Inter, 1-1

Sem qualquer apurado ou eliminado neste grupo, o Inter ficou muito perto dos 16 avos de final depois do empate desta quinta-feira.

O Dnipro de Bruno Gama venceu o Qarabag e apanhou a equipa azeri e o Saint-Etienne na classificação.

Grupo G

Feyenoord-Rijeka, 2-0
Sevilha FC –Standard Liège, 3-1

Neste Grupo G ainda todos sonham com o apuramento. À quarta jornada é o Sevilha detentor do troféu dos portugueses Beto, Diogo Figueiras e André Carriço que está melhor colocado tendo a companhia do Feyenoord.

Rijeka e Standard Liège ficaram um pouco mais para trás.

Grupo H

Wolfsburgo-Krasnodar, 5-1
Everton-Lille, 3-0

O Everton e o Wolfsburgo de Vieirinha deram passos muito importantes para passarem aos 16 avos de final, enquanto os outros dois adversários do grupo ficaram mais para trás.

Como na 5ª jornada os dois primeiros se defrontam e os dois últimos também haverá já eliminados e apurados.

Grupo I

Sparta Praga-Slovan Bratislava, 4-0
Nápoles-Young Boys, 3-0

Sem confrontos desta vez entre adeptos checos e eslovacos, o Slovan Bratislava ficou com a eliminação carimbada ao mesmo tempo que tem um pleno de derrotas.

Nas contas deste Grupo I ainda há três candidatos para os dois lugares de apuramento.

Grupo J

Dínamo Kiev-Aalborg, 2-0
Rio Ave-Steaua Bucareste, 2-2

O Rio Ave foi uma das equipas que já ficaram com a eliminação garantida ao não ter conseguido vencer o Steaua.

D. Kiev, Aalborg e Steaua lutam pelo apuramento, com os ucranianos em vantagem.

Grupo K

Guingamp-Dinamo Minsk, 2-0
Fiorentina-PAOK, 1-1

A Fiorentina está apurada enquanto o D. Minsk ficou eliminado. Guingamp e PAOK de Miguel Vítor vão lutar pelo segundo lugar.

Grupo L

Lokeren-Trabzonspor, 1-1
Legia-Metalist, 2-1

O Legia dos portugueses Orlando Sá e Hélio Pinto está apurado para os 16 avos de final. O Metalist, pelo contrário já ficou eliminado à quarta jornada.

Lokeren e Tranzonspor têm mais duas jornadas para decidir quem passa à próxima fase.


Todos os resultados e classificações da Liga Europa.