Liverpool e Sevilha vão disputar nesta quarta-feira a primeira taça das competições da UEFA 2015/16. Às 19:45 joga-se a final da Liga Europa e pode acompanhar tudo AO VIVO através do Maisfutebol.

Daniel Carriço é titular na formação da Andaluzia.

Eis os onzes:

LIVERPOOL: Mignolet; Clyne, Touré, Lovren e Moreno; Can, Milner e Lallana; Firmino, Coutinho e Sturridge.

SEVILHA: David Soria; Mariano, Rami, Carriço e Escudero; Krychowiak e N'Zonzi; Coke, Banega e Vitolo; Gameiro.

O contexto:

Frente a frente vão estar dois clubes de dimensões europeias diferentes. O emblema inglês tem uma mão cheia de títulos europeus; patamar onde o espanhol nunca chegou. Mas o estatuto fica invertido quando se troca o currículo pelo passado recente.

O Sevilha é o atual detentor da Liga Europa, competição que venceu nas duas últimas edições. Os andaluzes são, inclusivamente, o clube com o melhor registo na prova muito à conta dos anos recentes. A equipa espanhola já é recordista absoluta de finais consecutivas e esta terceira presença no jogo decisivo pode significar também o marco inédito de três Ligas Europa ganhas em épocas seguidas.

Com as duas taças ganhas nas épocas precedentes e os dois triunfos de 2006 e 2007, o Sevilha também já é recordista absoluto de vitórias na Taça UEFA/Liga Europa e pode aumentar esse recorde para cinco. A quinta vitória sevilhana na prova será a décima para a Espanha: mais um recorde – a Itália também tem nove taças e a Inglaterra tem sete.

No plano mais individual das marcas nunca atingidas, José Antonio Reyes pode ser o primeiro a conquistar quatro medalhas de vencedor (ganhou a Liga Europa pelo At. Madrid em 2010 e pelo Sevilha em 2014 e 2015) – o espanhol que já representou o Benfica está igualado a Ray Clemence, Giuseppe Bergomi e Nicola Berti.

Unai Emery pode conquistar terceiro título e igualar Giovanni Trapattoni (Juventus 1977 e 1993 e Inter 1991). Mas o treinador do Sevilha será o primeiro a conquistar três Ligas Europa pelo mesmo clube. Jürgen Klopp, ao invés, está à procura da sua primeira taça europeia depois de já ter estado numa final da Liga dos Campeões pelo Borussia Dortmund que foi perdida para o Bayern Munique.

Jürgen Klopp, no site da UEFA:

«Teremos de estar organizados, preparados, controlar cada momento – ser pacientes no passe o tempo suficiente para criar oportunidades. Numa final há que estar pronto para cometer erros com o mundo todo a ver. O futebol não funciona sem erros. Mas depois há que saber encontrar a solução para os superar.»

Unai Emery, no site da UEFA:

«Todos os meus jogadores têm características especiais e vamos precisar do melhore de cada um deles para batermos o Liverpool. Queremos crescer ainda mais. Já fizemos história e já gravámos o nosso nome nesta competição. Agora teremos de manter o equilíbrio e controlar as emoções, de forma a estarmos totalmente concentrados. Isso vai ser fundamental.»

Liverpool e Sevilha nunca se defrontaram nas competições europeias. Mas quer os «reds» quer os andaluzes não perdem para adversários do país do respetivo oponente desta final. O Liverpool tem mesmo uma vantagem clara nos confrontos com equipas espanholas (14V, 10E e 10D), enquanto o Sevilha está igualado frente a equipas inglesas (3V, 2E e 3D).

Nesta final que vai recorrer à tecnologia da linha de golo a presença portuguesa fará sentir-se se Daniel Carriço for chamado à equipa por Unai Emery. A maior baixa para o Sevilha está com Michael Krohn-Dehli (lesionado nas meias-finais).

No Liverpool, Klopp tem Mamadou Sakho a cumprir uma suspensão depois de o defesa francês ter falhado um controlo antidoping nas meias-finais. Mas o treinador alemão já deverá contar com Emre Can e ainda tem esperanças de ter o avançado belga Divock Origi, que já treinou integrado.

Nos duelos individuais, uma das curiosidades prende-se com o duelo que Kevin Gameiro e Simon Mignolet deverão travar. Gameiro é o melhor marcador do Sevilha com sete dos 14 golos da equipa na prova. Já o guarda-redes belga jogou o total dos 1260 minutos do Liverpool na Liga Europa.

Se o Sevilha vai atrás da quinta Taça UEFA/Liga Europa, o Liverpool procura igualar os espanhóis com a quarta vitória na prova (depois de 1973, 1976 e 2001). Para a equipa de Klopp, o triunfo nesta quarta-feira é a última hipótese de estar nas competições europeias da próxima época – o vencedor irá à Liga dos Campeões.

A equipa de Jürgen Klopp está na Liga Europa desde a primeira fase da prova e em 14 partidas apenas perdeu uma. O Sevilha é uma equipa repescada da Liga dos Campeões e, em caso de nova vitória na provam, será a terceira a ganhar a Liga Europa depois de vir da Liga dos Campeões (como o At. Madrid, em 2010, e o Chelsea, em 2013).

Jogos do Liverpool na Liga Europa:

-Fase de grupos

Bordéus-Liverpool, 1-1

Liverpool-Sion, 1-1

Liverpool-Rubin Kazan, 1-1

Rubin Kazan-Liverpool, 0-1

Liverpool-Bordéus, 2-1

Sion-Liverpool, 0-0

-16 avos de final

Augsburgo-Liverpool, 0-0

Liverpool-Augsburgo, 1-0

-Oitavos de final

Liverpool-Manchester United, 2-0

Manchester United, 1-1

Quartos de final

Borussia Dortmund-Liverpool, 1-1

Liverpool-Borussia Dortmund, 4-3

-Meias-finais

Villarreal-Liverpool, 1-0

Liverpool-Villarreal, 3-0

Jogos do Sevilha na Liga Europa:

-16 avos de final (vindo da Liga dos Campeões)

Sevilha-Molde, 3-0

Molde-Sevilha, 1-0

-Oitavos de final

Basileia-Sevilha, 0-0

Sevilha-Basileia, 3-0

-Quartos de final

Ath. Bilbao-Sevilha, 1-2

Sevilha-Ath. Bilbao, 1-2 (5-4 g.p.)

-Meias-finais

Shakhtar Donetsk-Sevilha, 2-2

Sevilha-Shakhtar Donetsl, 3-1