O Gent protagonizou, porventura, a maior surpresa dos 16 avos de final da Liga Europa, a par do afastamento do Athletic Bilbao às mãos do Apoel Nicósia, ao eliminar o Tottenham, em Londres, com uma igualdade a duas bolas.

Os belgas traziam uma vantagem de 1-0 da primeira mão, mas viram o rival inglês igualar a eliminatória logo aos 10 minutos, com um golo de Christian Eriksen. Contudo, a euforia do Tottenham durou pouco.

Aos 20 minutos, ao tentar um corte, Harry Kane cabeceou para a própria baliza e fez o empate, exigindo que a sua equipa marcasse mais dois golos para seguir em frente. E se estava difícil, pior ficou quando o árbitro português Jorge Sousa expulsou Dele Alli, após uma entrada assassina, a cinco minutos do intervalo. Boa decisão.

No segundo tempo, os «Spurs» ainda sonharam, quando Wanyama fez o 2-1 ao minuto 61, mas o terceiro golo nunca chegou e Jeremy Perbet ainda evitou a derrota do Gent aos 82 minutos.

O resultado da jornada, contudo, foi do Lyon, que esmagou o AZ Alkmaar por incríveis 7-1, aumentando a diferença na eliminatória para 11-2! Fekir, com um hat-trick, foi o homem do jogo. Anthony Lopes foi titular no Lyon.

O Rostov confirmou na República Checa o apuramento, com um empate a um golo frente ao Sparta Praga (tinha goleado por 4-0 em casa), enquanto o Genk também segue em frente, eliminando os romenos do Astra Giurgiu, com um triunfo por 1-0, com golo de Pozuelo. Na primeira mão tinha ficado 2-2.

Filipe Teixeira e Geraldo Alves foram titulares no Astra.

Por fim, o Copenhaga também segue em frente, depois de empatar em casa, sem golos, com o Ludogorets, que tinha batido por 2-1 na primeira mão.