A Itália subiu nesta quinta-feira à liderança do ranking da atual temporada nas competições europeias, agora à frente da Alemanha. Portugal ocupa o 11º lugar, numa época em que os dois países com melhor prestação coletiva garantem dois lugares adicionais na Liga dos Campeões.

Com o apuramento da Roma na Liga Europa, juntando-se à Atalanta, e da Fiorentina na Liga Conferência, a Itália garantiu que mantém todas as equipas em competição nas fases a eliminar. Inter, Nápoles e Lazio estão nos oitavos da Liga dos Campeões e o Milan caiu da Champions mas está na Liga Europa. Só a França mantém também em competição todas as equipas que começaram a época, portanto todas a poderem somar mais pontos.

A Liga dos Campeões vai mudar na próxima época e entre as alterações está o aumento de 32 para 36 equipas, que jogarão num formato de Liga, a substituir a fase de grupos. Os quatro lugares adicionais vão para mais uma equipa do quinto classificado do ranking, outra vinda da qualificação dos campeões nacionais e outras duas provenientes dos clubes que somaram mais pontos na época anterior.

O ranking é definido com base num cálculo de pontos por vitória ou empate desde as pré-eliminatórias e ainda pontos de bónus pela presença na fase de grupos e pelo apuramento para cada fase a eliminar, no caso da Champions, bem como pelo primeiro e segundo lugares nos grupos da Liga Europa, que também premeia os sucessivos apuramentos, e Liga Conferência.

Nesta altura, já são os países mais dominantes a liderar também o ranking da época. Nas primeiras semanas das fases de grupos chegaram a andar lá por cima países como a Turquia e a Bélgica, mas com o avançar da época foi-se impondo a lei dos mais fortes. Itália e Alemanha são então os dois países que estão por agora em posição de beneficiar dos dois lugares extra, seguidos de perto por Inglaterra e Espanha.

Mais surpreendente é o atual quinto classificado. Esse lugar é ocupado nesta altura pela Chéquia, que teve Sparta e Slavia Praga apurados na Liga Europa e ainda o Viktoria Plzen a qualificar-se na Liga Conferência. A seguir vem a Bélgica, outro país com pior ranking absoluto que Portugal mas com melhor rendimento esta época.

A época não está a correr de feição para Portugal, que não só está muito longe dos tais dois primeiros lugares na corrente época que valem a entrada na Liga dos Campeões, como de voltar a recuperar terreno no ranking a cinco épocas, aquele que define o quadro global das presenças nas provas europeias. No sétimo lugar, Portugal soma nesta altura 53.149 pontos, contra 62.164 da França, quinta, e 59.900 dos Países Baixos, que estão na sexta posição. Continuam quatro equipas portuguesas ainda em prova nas fases a eliminar, o FC Porto na Liga dos Campeões e Sporting, Benfica e Sp. Braga na Liga Europa, mas não só a prestação global nas fases de grupos não foi brilhante como os pontos portugueses dividem por seis, o número de equipas que iniciaram a época na Europa, marcada pelas eliminações precoces de V. Guimarães e Arouca.

O ranking da UEFA da época 2023/24