Em França houve quase um milagre: o Lyon venceu por 3-1 e obrigou o Ajax a passar dez minutos com o coração nas mãos. No fim, porém, sorriu a formação holandesa, que se apurou para a final da Liga Europa, fazendo valer o triunfo da primeira mão, em Amesterdão, por 4-1.

O Ajax regressa a uma final europeia, portanto, 21 anos depois. A última vez que o tinha feito foi em 1996, quando chegou ao último jogo da Liga dos Campeões, mas perdeu frente à Juventus, de Paulo Sousa.

Confira a ficha de jogo

Em Lyon, até foi o Ajax que entrou melhor. Aos 27 minutos, Kasper Dolberg abriu o marcador e pareceu colocar um ponto final nas ténues esperanças da equipa francesa, depois da derrota na Holanda por 4-1.

O Lyon não se deu por vencido e ressuscitou sobre o intervalo: aos 44 e 45 minutos, dois golos de Alexandre Lacazette relançaram o encontro mesmo no final da primeira parte. No segundo tempo, portanto, só deu Lyon, que pressionou à procura do milagre. 

Até que Rachid Ghezzal marcou aos 81 minutos, antes de Nick Viergever ser expulso e deixar o Ajax reduzido a dez jogadores, o que tornou os dez minutos finais loucos. Mas o Ajax defendeu a magra vantagem com unhas e dentes e garantiu o apuramento para a final, na qual vai encontrar o Manchester United, de Mourinho.