O Ajax está nas meias-finais da Liga Europa, mesmo tendo perdido por 3-2 no terreno do Schalke 04 após prolongamento. Os holandeses estiveram à beira da eliminação, mas nos últimos dez minutos do tempo extra marcaram dois golos e seguem em frente.

O conjunto holandês tinha vencido em casa por 2-0 e tinha uma margem confortável para gerir em Gelsenkirchen. Só que em três minutos os alemães empataram (Goreztka aos 53' e Burgstaller aos 56') e empolgaram o estádio para minutos finais de assalto à baliza de Onana.

O cenário melhorou para o Schalke 04 quando Veltman viu o segundo cartão amarelo, aos 80 minutos, e foi expulso, deixando o Ajax a jogar apenas com dez elementos e com um prolongamento à espreita.

Leia a ficha de jogo do Schalke 04-Ajax, 3-2 (a.p.)

O tempo extra confirmou-se e o Schalke tirou vantagem de jogar em casa, da confiança ganha pela recuperação e pelo facto de ter mais um homem. Aos 101', Cagliuri fez o 3-0 e já ninguém acreditava que a passagem às meias pudesse fugir.

Só que a surpresa chegou perto do fim e deixou todos os alemães incrédulos. Aos 111', Viergever marcou o 3-1 que já dava apuramento aos holandeses e no último minuto de jogo Younes fez o 3-2, para espanto dos milhares em Gelsenkirchen.

Festa holandesa na Alemanha depois da ameaça de remontada e o Ajax está nas meias-finais da Liga Europa/Taça UEFA 25 anos depois. A última vez que chegou às meias-finais foi em 1992, ano em que venceu a prova.