O Sevilha venceu nesta quarta-feira a Liga Europa derrotando o Liverpool por 3-1. O «3» acaba por ser o número «mágico» desta noite pela quantidade de marcas a ele associadas com a conquista espanhola em Basileia.

Com a final da Liga dos Campeões (de dia 28) a ser disputada por Real Madrid e At. Madrid está garantido que, pela terceira época consecutiva, ambos os vencedores das duas competições da UEFA serão espanhóis.

Em 2013/14, numa final da Champions em Lisboa com as mesmas equipas deste ano, o Real saiu vencedor. Na última temporada foi o Barcelona a sagrar-se campeão europeu. De 2013/14 até ao presente só deu Sevilha na Liga Europa.

A equipa andaluz ganhou a terceira Liga Europa consecutiva aumentando para cinco o recorde (que já detinha) de triunfos na prova: 2006 e 2007 e 2014, 2015 e 2016. Unai Emery iguala Giovanni Trapattoni (Juventus 1977 e 1993 e Inter 1991) com três troféus, mas o técnico espanhol conseguiu-o de forma (também) consecutiva nestas três últimas edições.

Na Taça dos Clubes Campeões Europeus/Liga dos Campeões, Real Madrid, Bayern Munique e Ajax foram os clubes que conseguiram ganhar a competição três vezes seguidas; mas, na Taça UEFA/Liga Europa, o Sevilha é o primeiro da história das competições europeias.

Desde que a prova se chama Liga Europa que o domínio espanhol é largamente notório, pois, desde 2009/10, só o FC Porto (2011) e o Chelsea (2013) ganharam o troféu sem ser espanhóis. O At. Madrid venceu em 2010 e 2012; o Sevilha venceu as últimas três edições.

Com este triunfo, os sevilhanos voltam a entrar na próxima Liga dos Campeões como já tinha acontecido nesta temporada. O Sevilha é a terceira equipa a sair da Champions para ganhar a Liga Europa (com esta denominação) depois de At. Madrid e Chelsea; e é a sétima incluindo toda a história da Taça UEFA (depois de Galatasaray, Feyenoord, CSKA Moscovo e Shakhtar Donetsk).

A conquista do Sevilha e a garantia de novo triunfo espanhol na Liga dos Campeões é sinónimo de 33 taças europeias para o país vizinho. Os clubes espanhóis terão conquistado (a partir do dia 28) 15 Taças dos Clubes Campeões Europeus/Liga dos Campeões, sete Taças dos Vencedores das Taças e dez Taças UEFA/Ligas Europa. A Itália tem 28 taças e a Inglaterra tem 27.

O jogador mais valioso desta final na eleição da UEFA foi Coke. O capitão do Sevilha marcou dois golos. Mas o jogador da campanha terá sido Kevin Gameiro. O avançado francês que não foi convocado para o Euro 2016 marcou oito golos na prova; marcou mais golos na Liga Europa do que qualquer companheiro de equipa seu ao longo da época em todas as competições.

José Antonio Reyes é também ele um recordista de triunfos na Liga Europa, pois, além das três últimas conquistas com o Sevilha esteve nas outras duas do At. Madrid. Os portugueses Daniel Carriço (titular nesta quarta-feira) e Diogo Figueiras e Beto têm três medalhas cada de vencedores da Liga Europa.