O Sp. Braga vai reencontrar na Liga Europa Paulo Fonseca, o seu anterior treinador, que traz consigo à Pedreira um nome de má memória para os minhotos: os ucranianos do Shakhtar Donetsk, que têm um saldo de quatro vitórias em quatro partidas no confronto direto. Os últimos embates datam da época passada, com os rivais dos portugueses a mostrarem uma qualidade e uma maturidade bem superior.

Também pela frente do conjunto orientado por José Peseiro estão os belgas do Gent, que passearam nas eliminatórias até esta fase de grupos e de onde veio o reforço do FC Porto Laurent Depoitre. Com alguma experiência europeia, tendo inclusive defrontado o Sporting há seis anos, os Buffalos prometem criar dificuldades aos arsenalistas.

Um completo desconhecido é o Konyaspor, treinado pelo anterior técnico do Fenerbahçe e que chegou à meia-final em 2012/13. Os turcos estreiam-se em provas europeias, depois de terem garantido o acesso direto à fase de grupos face à suspensão do Galatasaray e a presença do Fener nas eliminatórias da Liga dos Campeões. Uma equipa organizada, defensiva e resultadista no caminho dos homens de Peseiro.

 

SHAKHTAR DONETSK

Como se qualificou: 2º classificado na liga ucraniana, entrou na 3ª pré-eliminatória da Champions e caiu eliminado para a Liga Europa

Ranking UEFA 2017: 16º

Melhor desempenho na Liga Europa / Taça UEFA: vencedor 2008/09, frente ao Werder Bremen (2-1), na final de Istambul

Presenças na Liga Europa / Taça UEFA: 19

Plantel: Confira aqui

Treinador: Paulo Fonseca

Jogos nesta temporada: 10 (cinco vitórias em cinco jogos para a liga ucraniana; uma vitória e uma derrota com o Young Boys, e eliminação nos penáltis, na 3ª pré-eliminatória da Liga dos Campeões; duas vitórias frente ao Istanbul BB no play-off da Liga Europa; e um empate, com derrota nos penáltis na Supertaça perante o Dínamo Kiev)

Confrontos diretos: 4J, 0V, 0E, 4D, 1-11

2015/16 (Liga Europa, quartos de final): Sp. Braga-Shakhtar, 1-2; Shakhtar-Sp. Braga, 4-0

2010/11 (Liga Europa, fase de grupos): Sp. Braga-Shakhtar, 0-3; Shakhtar-Sp. Braga, 2-0

Confira o CALENDÁRIO do SHAKHTAR

 

GENT

Como se qualificou: 3º classificado na liga belga, entrou na 3ª pré-eliminatória da Liga Europa, eliminando Viitorul, da Roménia (5-0 e 0-0), e Shkendija, da Macedónia (2-1 e 0-4)

Ranking UEFA 2017: 71º

Melhor desempenho na Liga Europa / Taça UEFA: quartos de final da Taça UEFA em 1991/92

Presenças na Liga Europa / Taça UEFA: 10

Plantel: Confira aqui

Treinador: Hein Vanhaezebrouck

Jogos nesta temporada: 8 (quatro jogos na liga belga, com duas vitórias e dois empates; quatro jogos nas eliminatórias da Liga Europa, com três triunfos e um empate)

Confrontos diretos: não existem. Defrontou o Sporting no Grupo C da Liga Europa de 2010/11, com uma vitória (3-1) e uma derrota (5-1)

Confira o CALENDÁRIO do GENT

 

KONYASPOR

Como se qualificou: 3º classificado na liga turca, entrou na fase de grupos da Liga Europa face à suspensão do Galatasaray, vencedor da Taça e a quem pertencia a vaga, das provas europeias.

Ranking UEFA 2017: 167º

Melhor desempenho na Liga Europa / Taça UEFA: estreia

Presenças na Liga Europa / Taça UEFA: estreia

Plantel: Confira aqui

Treinador: Aykut Kocaman

Jogos nesta temporada: um jogo e um empate na liga turca

Confrontos diretos: nenhum.

Confira o CALENDÁRIO do KONYASPOR