Declarações de Abel Ferreira, treinador do Sp. Braga, na sala de imprensa do Estádio Municipal de Braga, depois do triunfo (2-1) sobre os turcos do Istambul BB no jogo da 2ª jornada do Grupo C da Liga Europa:

«Esperávamos um jogo bem disputado, difícil, perante um adversário de qualidade e jogadores experientes. O currículo destes jogadores impressiona, a sua qualidade é elucidativa. Disse aos jogadores que sabemos muito bem o que queremos e quando isso acontece, quando acreditamos uns nos outros tudo é possível.

Esta equipa tem revelado isso. Permite lidar com as adversidades que o jogo vai proporcionando. Houve uma altura em que tivemos de sofrer, juntos, porque tivemos um adversário, mas fomos capazes de ultrapassar esse período. O jogo tem noventa minutos e só acaba quando o árbitro apita. Acabámos com todo o mérito de ir para cima do adversário e com o Fransérgio, um box to box, conseguimos este resultado».

[Sp. Braga em estado de graça?] «Trabalhamos muito, sabemos da exigência que tivemos desde o primeiro dia, esta foi a prova que nos obrigou a vir mais cedo. Estes jogadores sabem da cultura de vitória. Esta é uma equipa das mais jovens da Europa e do campeonato português e que mais mexeu com o plantel, convém não esquecer».

[Significado do triunfo] «Temos apenas seis pontos, é o que significa esta vitória. Foram suados, os jogadores têm noção disso, aquando do sorteio sabíamos das dificuldades. Somos cabeças de série, mas os adversários vieram da Liga dos Campeões. Tal como disse o objetivo é claro: queremos rapidamente seis pontos. Ainda podemos fazer mais, temos de continuar alerta e equilibrados. Essa foi a base do sucesso depois da derrota em Setúbal».

[Braga preparado para defrontar equipas com maiores orçamentos?] «Os treinadores portugueses são fantásticos, o futebol português é fantástico e o que nós temos de fazer com menos recursos é extraordinário, que é olhar para os recursos que temos e arranjar estratégias para lutar contra este tipo de equipas. Obriga-nos a andar sempre no limite dos nossos recursos para defrontar os adversários. Os orçamentos não ganham jogos, sabemos disso, mas a única coisa que quis dizer é que respeitamos muito este adversário, tem um nome esquisito, mas tem muitos recursos».

[Sequeira?] «Teve um problema no joelho, amanhã faremos uma reavaliação, mas é seguramente menos um recurso para o próximo jogo».