As últimas decisões do ano nas competições europeias jogam-se esta quinta-feira, com o Sp. Braga em campo a receber de volta Paulo Fonseca, no jogo em que procura manter-se na Liga Europa para lá de 2016. O treinador que deixou Braga no defeso, depois de conquistar a Taça de Portugal, chega tranquilo, com o apuramento e o primeiro lugar já garantidos num grupo que dominou a toda a linha, vencendo todos os jogos até agora.

Tão tranquilo que o treinador do Gent, que luta com o Sp. Braga pelo apuramento, já colocou pressão adicional no jogo, deixando no ar a ideia de que Fonseca até podia facilitar a vida à sua antiga equipa. A resposta de Peseiro foi curta e grossa. Fonseca limitou-se a dizer que gostava que passasse o Sp. Braga, mas graças ao resultado do outro jogo.

Fonseca conhece muito bem este Sp. Braga, uma equipa onde a grande maioria dos jogadores foram treinados por si. Se compararmos o seu último jogo, a final da Taça, com o último do Sp. Braga atual, por sinal também frente ao FC Porto, há cinco titulares que se repetem: Marafona, Baiano, André Pinto, Goiano e Hassan. Mas muitos outros jogadores habitualmente utilizados por Peseiro já foram também jogadores de Fonseca.

O Sp. Braga tem a história contra si, este será o sexto confronto com o Shakhtar e todos os anteriores redundaram em derrotas. Mas a equipa de Peseiro está forte em casa, ainda não perdeu qualquer jogo esta época, e a motivação por um futuro europeu é óbvia.

Há de resto muito ainda para jogar nesta última ronda, com decisões para vários portugueses em competição. Além do Shakhtar Donetsk, já estão apurados o Olympiakos de Paulo Bento, neste caso ainda a lutar pelo primeiro lugar, bem como Zenit, Roma, Schalke, Sparta Praga, At Bilbao, Ajax, Anderlecht, Genk, APOEL, Krasnodar ou Saint-Etiènne.

Sobre o que falta, seguem as contas.

Os jogos da sexta e última jornada

Grupo A

Zorya-Manchester United, 18:00

Feyenoord-Fenerbahçe, 18:00

Fenerbahçe, 10 pontos; Manchester United, 9; Feyenoord, 7; Zorya, 2

Ninguém apurado, incluindo o Manchester United de José Mourinho. Basta um empate aos «red devils», que até podem perder se o Feyenoord não vencer o Fenerbahçe. Os turcos também passam com vitória e empate, ou mesmo derrota, se for por menos de um golo de diferença. O Zorya está eliminado.

Grupo B

APOEL-Olympiakos, 18:00

Young Boys-Astana, 18:00

APOEL, 9; Olympiakos, 8; Young Boys, 5; Astana, 5

APOEL e Olympiakos apurados, a discutirem entre si o primeiro lugar. Um empate garante a liderança à equipa cipriota de Mário Sérgio e Nuno Morais. Paulo Bento, André Martins e Diogo Figueiras precisam portanto de vencer em Nicósia.

Grupo C

Anderlecht-Saint-Étienne, 18:00

Mainz-Gabala, 18:00

Anderlecht, 11 pontos; Saint-Etiènne, 9; Mainz, 6; Gabala, 0

Anderlecht e Saint-Etiénne apurados, primeiro lugar decide-se em confronto direto e aos belgas basta um empate.

Grupo D

Maccabi Telavive-Dundalk, 18:00

AZ Alkmaar-Zenit, 18:00

Zenit, 15; AZ Alkmaar, 5; Dundalk, 4; Maccabi Telavive, 4

Zenit de Danny e Neto apurado e primeiro no grupo. As outras três equipas lutam pelo segundo bilhete. Ao AZ Alkmaar basta uma vitória, mas também pode servir um empate, se não houver um vencedor no outro jogo. No duelo entre Dundalk e Maccabi, quem ganhar passa, se o AZ não vencer. Os irlandeses têm vantagem sobre os israelitas no confronto, pelo que lhes serve também um empate em caso de derrota do AZ.

Grupo E

Astra-Roma, 18:00

Viktoria Plzeň-Áustria Viena, 18:00

Roma, 11; Astra, 7; Áustria Viena, 5; Viktoria Plzen, 3

A Roma apurada como vencedora do grupo, segundo lugar será para Astra e Áustria Viena. Aos romenos  basta uma vitória e o empate também serve, se o rival pelo apuramento não ganhar. Os austríacos têm de ganhar e esperar que o Astra não vença.

Grupo F

Sassuolo-Genk, 18:00

Rapid Viena-Athletic Bilbau, 18:00

Genk, 9; At. Bilbao, 9; Rapid Viena, 5; Sassuolo, 5

At. Bilbao e Genk apurados. Na luta pelo primeiro lugar os belgas têm vantagem no confronto direto, pelo que ficam à frentes dos bascos se fizerem um resultado igual ou melhor.

Grupo G

Panathinaikos-Celta de Vigo, 20:05

Standard Liège-Ajax, 20:05

Ajax, 13; St. Liège, 6; Celta Vigo, 6; Panathinaikos, 1

Ajax apurado em primeiro lugar, Standard Liége e Celta Vigo lutam pelo segundo lugar. O desempate entre ambos, se acabarem em igualdade, pode ter que ir aos golos marcados.

Grupo H

Sp. Braga-Shakhtar Donetsk, 16:00

Konyaspor-Gent, 16:00

Shakhtar, 15; Sp. Braga, 6; Gent, 5; Konyaspor, 1

O Shakhtar de Paulo Fonseca tem apuramento e primeiro lugar mais que assegurado na visita ao Sp. Braga, que passa se vencer, mas até pode apurar-se perdendo, se o Gent não vencer. No confronto direto a equipa de José Peseiro tem vantagem, graças aos golos marcados na Bélgica.

Grupo I

Nice-Krasnodar, 20:05

Salzburgo-Schalke 04, 20:05

Schalke, 15; Krasnodar, 7; Salzburgo, 4; Nice, 3

Tudo decidido, o Schalke apurado como primeiro e o Krasnodar como segundo. O Nice de Ricardo Pereira já tinha ficado eliminado na ronda anterior.

Grupo J

PAOK-Liberec, 16:00

Qarabag-Fiorentina, 16:00

Fiorentina, 10; Karabag, 7; PAOK, 7; Slovan Liberec, 4

Um dos grupos mais embrulhado, sem ninguém apurado e ninguém eliminado. A Fiorentina de Paulo Sousa tem tudo a favor, mas há um cenário em que pode não passar, se perder na visita ao Qarabag e o PAOK vencer. Aí seria um campeonato a três no desempate entre estas equipas e dependeria dos resultados da útima ronda.

Grupo K

Southampton-Hapoel Beer Sheva, 20:05

Inter-Sparta Praga, 20:05

Sparta Praga, 12; Hapoel Beer-Sheva, 7; Southampton, 7; Inter, 3

O Sparta Praga é primeiro, o segundo lugar joga-se em duelo direto entre o Southampton de José Fonte e o Hapoel Beer-Sheva de Miguel Vítor. Quem ganhar passa, em caso de empate depende. Se for 0-0 apuram-se os ingleses, se for um empate com golos já pende para os israelitas.

Grupo L

Villarreal-Steaua Bucareste, 16:00

Osmanlispor-Zurique, 16:00

Osmanlispor, 7; Steaua, 6; Zurique, 6; Villarreal, 6

Uma loucura de grupo. Em vantagem o Osmanlispor de Tiago Pinto, que passa vencendo e também empatando, se não houver vencedor no outro jogo.