Sem grandes estrelas e em ritmo de pré-temporada. Será, ao que tudo indica, mais ou menos assim que o Astana vai enfrentar o Sporting nos jogos dos 16 avos de final da Liga Europa. O calendário do Cazaquistão difere do ocidental, pelo que o campeonato arranca apenas em março, sendo que os dois jogos europeus acontecem ainda em fevereiro.

Assim, a análise que se faz atualmente ao tetracampeão cazaque pode ser diferente daquela que se fará mais perto do duelo. Nesta altura, o Astana vem de festejar o quarto título seguido no seu país e selar o apuramento para a fase a eliminar da Liga Europa. Agora entrará de férias até à eliminatória com o Sporting.

Se não mudar muito, terá como principal estrela Junior Kabananga, avançado congolês, autor de 23 golos em 42 jogos pelo Astana em 2017. O ganês Patrick Twumasi, seu colega na frente de ataque, fez menos um.

Esta é, portanto, a dupla de referência de uma equipa que foi fundada apenas em 2009, tem como grande sucesso a presença na Liga dos Campeões de há dois anos, onde enfrentou o Benfica, e que tem no banco um velho conhecido dos portugueses: Stanimir Stoilov, que enquanto jogador representou o Campomaiorense entre 1995 e 1997 e chegou a marcar em Alvalade.

Veja o golo ao 1m30s:

A nível interno, o Astana tem travado um interessante duelo com o Kairat que lhe tem sido sempre favorável, mas à justa. Foi campeão com um ponto de avanço este ano, com dois de avanço na época passada e com um à maior há dois anos. Sempre à frente do mesmo rival.

Na Europa, começou nas pré-eliminatórias da Liga dos Campeões, ultrapassando o FK Spartaks, da Letónia, e os polacos do Legia Varsóvia, antes de cair aos pés do Celtic de Glasgow, com uma goleada de 5-0 na Escócia a marcar negativamente a campanha.

Caiu para a Liga Europa, onde foi segundo no grupo, atrás do Villarreal que o bateu nos dois jogos. Como o Astana venceu também o Maccabi de Telavive nos dois duelos entre eles, a decisão ficou para a última ronda, onde os homens de Stoilov foram a Praga ganhar ao Slavia e confirmar a presença na fase a eliminar.

Segue-se o Sporting.

Plantel 2017 do Astana

Guarda-redes: Aleksandr Mokin, Nenad Eric, Abylaykhan Duysen e Danil Podymskiy

Defesas: Igor Shitov, Marin Anicic, Abzal Beisebekov, Berik Shaikhov, Sergey Malyi, Yevgeny Postnikov, Yuriy Logvinenko, Talgat Kusyapov e Dmitriy Shomko

Médios: Sultan Sagnaev, Askhat Tagybergen, Serikzhan Muzhikov, Lászlo Kleinheisler, Srdan Grahovac, Ivan Maewski, Madi Zhakipbayev

Avançados: Junior Kabananga, Patrick Twumasi, Martin Tomasov, Roman Mustazaev, Djordje Despotovic e Viktor Pron