[Artigo atualizado]

Depois da derrota no Dragão, que complicou as contas do título, o Sporting está de olhos postos nos quartos de final da Liga Europa.

Isso mesmo foi o que Bryan Ruiz disse esta quarta-feira na antevisão ao jogo da primeira mão dos oitavos de final frente ao Viktoria Plzen: «A equipa está muito motivada, esta prova motiva qualquer um. Acreditamos que podemos chegar aos quartos de final, e por isso é importante fazer um bom primeiro jogo para estar mais perto disso.»

A equipa checa é uma das equipas teoricamente mais fáceis desta fase da prova, mas o costarriquenho não dá a eliminatória como ganha: «É certo que não é uma das maiores da Europa, mas às vezes jogar contra adversários que não se conhecem tanto é mais complicado. Respeitamos muito todas as equipas, principalmente quem não conhecemos tão bem. Preparámo-nos bem para sair de Alvalade com um bom resultado.»

O Sporting vai a jogo sem poder contar com alguns jogadores devido a lesão, sendo que, para além disso, tem seis jogadores em risco de falhar a 2.ª mão na Rep. Checa: Sebastian Coates, Fábio Coentrão, Bruno Fernandes, Marcos Acuña, William Carvalho e Gelson Martins. Bryan Ruiz pediu inteligência para que sejam evitados cartões desnecessários. «Tenho a certeza de que os outros colegas também não pensam. Mas é importante não levar um amarelo tonto que não seja a favor da equipa. Temos experiência e já aconteceu um par de vezes situações que não podem voltar a acontecer», apontou.

Lançado por Jorge Jesus em várias posições desde que foi reintegrado no plantel, Ruiz garantiu sentir-se cómodo em quatro tipos diferentes de papéis. «Sinto-me bem nas quatro posições [n.d.r.: nas alas, a 'oito' ou como segundo avançado]  e o mister é que vai dizer em que posição jogo.»

Não ficou claro em que posição vai alinhar o costarriquenho nesta quinta-feira contra o Viktoria Plzen, mas Jorge Jesus desfez a curiosidade dos jornalistas. «Amanhã vai jogar», afirmou o treinador do Sporting no final da intervenção de Bryan Ruiz.