Artigo atualizado

A pouco mais de quatro horas do início do jogo, o Sp. Braga decidiu que vai entrar sob protesto para defrontar o Marselha, esta tarde (a partir das 18h) para a quarta jornada da Liga Europa. Tudo porque as chuteiras de todos os jogadores da equipa desapareceram do balneário destinado aos bracarenses no Estádio Vélodrome, num assalto que ocorreu após o treino de ontem, que serviu de adaptação da equipa de Paulo Fonseca ao relvado.

«Após o treino, deixámos todo o material no balneário. No entanto, hoje, ao chegar ao estádio, reparámos que tinham desaparecido as chuteiras, todo o restante material desportivo e até os souvenirs para oferecer à UEFA e à equipa adversária. O Marselha tem de garantir a segurança nas suas instalações, tal como aconteceu há duas semanas, quando vieram jogar a Braga e também deixaram todo o material no estádio, um procedimento normal. É inacreditável imensas caixas metálicas desaparecerem assim… A porta do balneário, que estava trancada, não foi arrombada», contou ao MAISFUTEBOL fonte do clube minhoto.

O caso é tanto mais inusitado considerando que o Vélodrome, o segundo maior estádio francês, que será um dos palcos do Euro 2016, não tinha o sistema de vigilância ativado, pelo que o clube francês não sabe quem entrou no balneário ou a que horas.

Minhotos ponderaram ir buscar novos pares a Braga num jato privado

«Ponderámos a hipótese de um jato privado ir a Braga e voltar antes da hora do jogo para trazer pares de chuteiras para os jogadores, mas foi logo descartado porque seriam pares novos (o que é uma desvantagem para os jogadores, que precisam de um período de adaptação ao calçado). Os três pares de chuteiras que cada jogador tem a uso foram roubados», revelou ainda fonte do Sp. Braga.

Nesta altura, o clube está a providenciar chuteiras de três marcas diferentes, que chegarão «em aviões privados» de outras partes de França para estarem a tempo do jogo, uma vez que em Marselha não existem em quantidade suficiente.

O prejuízo material, que neste caso será o menos importante, chegará quase aos dez mil euros. Porém, a grande preocupação até ao início do jogo passa por arranjar chuteiras para todos os jogadores do Sp. Braga.

A UEFA já confirmou entretanto a realização do jogo. «Confirmamos o sucedido. Os dois clubes estão a trabalhar em conjunto para encontrar uma solução, por exemplo substituir as chuteiras. O jogo vai ocorrer como marcado», disse à Lusa fonte oficial da UEFA.