A Federação Espanhola de Futebol (RFEF) recomendou, ao início desta noite, que os jogos de competições oficiais do próximo fim-de-semana guardem um minuto de silêncio em memória do polícia basco morto esta tarde, em Bilbau.

À margem do jogo da Liga Europa entre o Athletic Bilbau e o Spartak de Moscovo, esta tarde, um polícia morreu após confrontos registados entre adeptos das duas equipas.

As últimas informações, de acordo com fontes policiais, apontam para um enfarte como causa de morte.

A RFEF condenou os violentos incidentes desta tarde no País Basco, que resultaram em cinco detenções, entre elas a de três adeptos radicais do clube russo.

Em comunicado enviado à agência espanhola EFE, a UEFA condena os incidentes de Bilbau e apresenta «as mais sinceras condolências à família e companheiros» do agente falecido, garantindo estar em contacto com as autoridades locais para obter mais informações sobre o sucedido.

A vítima pertencia à Ertzaintza – corpo de polícia basca – e faleceu após ter sido transportado para o hospital de Basurto. De acordo com o departamento de segurança do governo basco, a Ertzainza atuou várias vezes contra elementos radicais do Spartak, nas imediações do estádio.