A Liga vai denunciar a Naval por suspeitas de crime de falsificação de documentos, num processo que pode levar à exclusão do clube do principal campeonato.
O anúncio foi feito pela Comissão Executiva do organismo, em comunicado oficial, e tem por base a declaração entregue pelo clube de cumprimento salarial relativa a 2008/09, da qual dependeu a inscrição na Liga. Essa declaração garantia a inexistência de dívidas, o que foi mais tarde posto em causa e constitui, segundo o comunicado da Liga, um facto «intelectualmente falso».
A Naval já foi multada em 10 mil euros por «prestação de falsa informação», decisão confirmada pelo Conselho de Justiça, mas agora a Comissão Executiva considera que pode haver lugar a procedimento criminal, não só contra os dirigentes do clube mas também contra o Revisor Oficial de Contas que certificou a declaração.
Vai assim participar os factos à Procuradoria Geral da República de da Figueira da Foz e «instaurar um procedimento administrativo com vista à eventual revogação da deliberação da Comissão Executiva que admitiu a Naval à participação na Liga Sagres na época desportiva 2009/10».