O Sporting, a treze pontos do líder e com cinco jornadas por disputar, está definitivamente afastado da luta pelo título, mas tem ainda uma palavra forte a dizer quanto ao futuro campeão. A equipa de Ricardo Sá Pinto é a única da liga que ainda tem encontro marcado com os três candidatos, dois deles nas derradeiras jornadas de uma ponta final que promete ser escaldante.

Na primeira volta, nos embates com os três clubes da frente, os leões só conseguiram «roubar» pontos ao atual líder, mas também foi o único jogo em Alvalade. Os três jogos com os «candidatos» foram, aliás, marcantes na trajetória do Sporting. O primeiro foi na Luz, em finais de Novembro, numa altura em que a equipa de Domingos passava pela sua melhor fase, com uma série de sete vitórias consecutivas. Apesar de ter realizado uma das melhores exibições da temporada, o Sporting perdeu por 0-1.

O leão tremeu, mas, no início do novo ano, ainda recebeu o F.C. Porto em Alvalade com possibilidades de ficar a apenas três pontos do topo, mas um nulo no final cavava um fosso de seis pontos sobre o qual os leões acabariam por perder o controlo.

Nesta altura, o Sp. Braga ainda vinha atrás, mas na ronda seguinte, no Estádio AXA, a ultrapassagem dos minhotos acabaria por ficar consumada, com uma vitória por 2-1, mesmo na última curva da primeira volta. Atropelados por um Braga em aceleração para uma série de treze vitórias consecutivas (só interrompida agora na Luz), os leões perderam os minhotos de vista num abrir e fechar de olhos.

Agora falta saber qual será o estado de espírito dos leões para esta segunda ronda de embates com os candidatos ao título, sabendo-se que recebe o Benfica, visita o Dragão e fecha as contas em casa com o Braga.

SPORTING-BENFICA (26ª jornada), 7 abril

Um «derby» encaixado nas ambições europeias dos dois rivais e que vão chegar ao jogo já com a sentença definida dos quartos-de-final da Europa. O Benfica joga quarta-feira o segundo jogo com o Chelsea, em Stamford Bridge, enquanto o Sporting, no dia seguinte, vem da longínqua viagem a Kharkiv depois de ter resolvido a eliminatória com os ucranianos do Metalist. Um «derby» que chega uma altura em que o calendário aperta para a equipa da Luz que visita Alvalade uma semana depois de ter recebido o Sp. Braga e, enquanto rivais descansam, uma semana antes da final da Taça da Liga com o Gil Vicente (14 abril). Na mesma ronda do «derby», há um Sp. Braga-F.C. Porto. O título passa definitivamente por aqui.

F.C. PORTO_SPORTING (29ª jornada), 6 maio

Nesta altura, na penúltima jornada, pode já estar tudo definido, mas se o equilíbrio for ainda nota vigente, este clássico pode ganhar proporções épicas. A equipa do Dragão está livre de qualquer compromisso e vai ter uma semana para recuperar da viagem ao Funchal (Marítimo). Falta saber como correu a aventura europeia do Sporting porque, se correu bem, os leões podem estar a três dias da final da Liga Europa que está marcada para 9 de maio.

SPORTING-SP- BRAGA (30ª jornada), 13 maio

Quanto mais longe, mais difícil é fazer conjeturas, mas, depois da derrota na Luz, o Sp. Braga está proibido de perder com o F.C. Porto para poder chegar à última ronda na luta pelo título. Falta saber, mais uma vez, em que situação é que os leões vão estar nesta altura. É que este jogo, num cenário idílico para a equipa de Alvalade, pode calhar precisamente a meio de duas finais: a da Liga Europa (9 maio) e a da Taça de Portugal (20 maio).