Pedro Proença, presidente da liga portuguesa, considera que o memorando de entendimento com a liga espanhola, assinado esta quarta-feira, em Madrid, é «muito proveitoso», desejando beneficiar do «efeito cometa» de uma liga «referência em termos mundiais».

Liga Portuguesa e Espanhola assinam acordo de colaboração

Com este acordo, resultado de um trabalho iniciado há dois anos, o responsável do organismo acredita «conseguir adotar em Portugal mecânicas do modelo negócio [da La Liga], ter a tão falada Liga Ibérica e, se possível, no final desta época, um quadrangular com algumas equipas portuguesas e espanholas, fomentando uma total parceria ibérica».

Javier Tebas, Presidente da liga espanhola, por seu lado, realçou que a instituição não pretende «ensinar», mas sim «partilhar informações das últimas temporadas em termos de gestão, assim como controlo económico, internacionalização e área digital».

«Eles podem esclarecer-nos ainda mais acerca do convívio dos clubes profissionais portugueses com o vídeoárbitro, preparação de torneios conjuntos, num acordo com futuro distante», destacou.