O Benfica registou 184,7 milhões de euros de receitas em 2013/14.

De acordo com o Relatório e Contas da SAD encarnada, divulgado esta sexta-feira, este valor representa um crescimento de «27,4 por cento» em relação às receitas da época anterior.

A venda de futebolistas contribuiu com 41 por cento da receita.

A televisão (Benfica TV) é agora a segunda fonte de receita, com cerca de 15 por cento. Mais do que as receitas da UEFA (Champions e Liga Europa), cujo peso é 12 por cento.

Os patrocínios valem 11 por cento e a bilheteira apenas 7 por cento.

A receita com patrocínios cresceu 12,7 por cento, mas a bilheteira caiu 23 por cento, quase dois milhões de euros. O impacto foi quase todo sentido nos jogos da Liga dos Campeões. «As receitas de bilheteira situaram-se nos 6,5 milhões de euros, tendo sofrido um recuo de aproximadamente 1,9 milhões de euros. Esta variação deu-se principalmente nos jogos da Liga do Campeões, tendo sido contrariada na Liga Zon Sagres, onde se assistiu a um aumento de receitas na ordem dos 2,3%. Os rendimentos com seat rights e bilhetes de época referentes a títulos fundador e centenarium atingiram os 3,3 milhões de euros e as vendas de cativos (red pass) corresponderam a 2,1 milhões de euros, tendo ambas registado um recuo face ao período homólogo. À semelhança das receitas de bilheteira, esta variação poderá ser justificada pela diminuição do poder de compra das famílias portuguesas», lê-se no documento. 

O merchandising também caiu 51 por cento.

O Relatório também se refere à quotização. «As receitas com quotização ascenderam a 3 milhões de euros, o que representa uma diminuição de 4,1 milhões de euros face ao período transacto. Esta variação não está relacionada com um recuo significativo da quotização recebida pelo Sport Lisboa e Benfica, mas com a redução de 75% para 25% do valor líquido da quotização que o Clube transfere para a Benfica SAD, a qual teve efeitos a partir de 1 de Julho de 2013. De referir que, para as quotas pagas antes de 30 de Junho de 2013 relativas a meses posteriores a essa data, os rendimentos reconhecidos no período ainda corresponderam a 75% do valor líquido dessa quotização».

Mais: quanto receberam os administradores da Benfica SAD? e qual o peso do Novo Banco na SAD