O MOMENTO
 
V. Guimarães: a primeira (e única) derrota do V.Guimarães esta época chegou com estrondo, ao largo da Madeira diante do Marítimo. Contudo, os pupilos de Rui Vitória reergueram-se e somaram três triunfos consecutivos nos jogos com Boavista (Liga), Moura (Taça de Portugal) e V.Setúbal (Liga). Registo que recoloca os minhotos entre a luta pelos primeiros lugares, ocupando neste momento o terceiro posto da classificação. Apesar das baixas de vulto no setor mais recuado (Douglas, Moreno e Defendi não vão a jogo), é um Vitória motivado aquele que recebe o Sporting.
 
Sporting: os leões apresentam-se na máxima força para o ataque ao pódio. A revolta de Gelsenkirchen foi cicatrizada com o triunfo em Alvalade diante do Marítimo por quatro bolas a duas, e as atenções do Sporting centram-se agora na Liga. O conjunto de Marco Silva procura o terceiro triunfo consecutivo no principal escalão do futebol português, que, a acontecer, garante o acesso aos três primeiros lugares. A equipa lisboeta mantém-se invicta nas provas internas e procura manter a senda dos triunfos no D. Afonso Henriques.
 

AUSÊNCIAS 
 
V.Guimarães: Douglas, Pedro Correia, Moreno e Defendi (lesionados).
 
Sporting: ---

 
DISCURSO DIRETO
 
Rui Vitória: «Se há alturas em que gostamos de defrontar equipas boas é quando estamos bem. Neste momento estamos bem, com uma boa pontuação e sabemos que o Sporting vai ter problemas em jogar no D. Afonso Henriques. Vamos enfrentar o adversário sem complicações, olhos nos olhos. Uma vitória amanhã leva-nos para patamares de confiança muito elevada; a acontecer, será um passo muito giro para nós, que ficamos com quatro pontos de vantagem sobre o Sporting».
 
Marco Silva: «Os jogos naquele estádio são sempre muito intensos, vai estar uma boa moldura humana, com muitos adeptos do Sporting, o que também é muito importante para nós. É um jogo grande. Estamos preparados para dar uma reposta muito positiva e ser o Sporting que temos vindo a ser, a melhor todos os dias para podermos estar mais perto da vitória. Estamos no caminho certo mas queremos mais. Queremos a terceira vitória consecutiva».
 

HISTÓRICO DE CONFRONTOS:
Já lá vão seis temporadas desde o último triunfo caseiro do V.Guimarães sobre o Sporting. Na época 2007/2008 os dois conjuntos batiam-se precisamente pelo terceiro lugar e estavam com a mesma diferença pontual. Venceram os minhotos por duas bolas a zero. Desde então, registam-se três triunfos para o Sporting e igual número de empates. Globalmente, o registo é favorável aos leões, que venceram 40 dos 77 jogos realizados na Cidade-Berço. O V.Guimarães venceu apenas 16 ocasiões, registando-se 21 empates. Na época passada o Sporting venceu por uma bola a zero com o golo do argelino Slimani já para lá do minuto noventa.
 
Equipas prováveis:
 
V.Guimarães:
 
 

 Outros convocados: Miguel Oliveira, Chemman, Nii Plange, Cafú, Bruno Alves, Crivellaro, Jonatan, Gui e Ricardo.
 
Sporting: 



Outros convocados: Marcelo Boeck, Miguel Lopes, Sarr, Rpssel, André Martins, Carlos Mané, Capel e Slimani.