SIGA O RIO AVE-P. FERREIRA, ESTA QUARTA-FEIRA, A PARTIR DAS 20H15

MOMENTO

Rio Ave: apesar da eliminação da Taça da Liga pelo meio, prova que fechou 2017 com uma derrota (FC Porto) e uma vitória (Leixões), a equipa de Miguel Cardoso atravessa um dos melhores períodos na Liga. Nas últimas três jornadas, venceu duas vezes e empatou uma. Tal permitiu ligeira aproximação ao quinto lugar do Marítimo, que tem 27 pontos, mais três que os vilacondenses. Caso vença, o Rio Ave iguala o registo com que começou o campeonato, o melhor consecutivo até agora: três vitórias e um empate.

P. Ferreira: os castores atravessam o pior período na Liga desde a chegada de Petit. Não ganharam nas últimas cinco jornadas e nestas apenas somaram um ponto, num ciclo que igualou a pior série sem triunfos desta edição da Liga. Os pacenses, note-se, já tinham chegado à mão cheia de jogos seguidos sem vencer nas primeiras cinco rondas, ainda com Vasco Seabra. O duelo em Vila do Conde é um teste a evitar a pior série para respirar melhor na tabela: o Paços está apenas dois pontos acima da zona de descida.

AUSÊNCIAS

Rio Ave: Cássio, Nadjack, Yazalde (lesionados, em dúvida).

P. Ferreira: Welthon (lesionado), André Leão (castigado).

DISCURSO DIRETO

Miguel Cardoso (Rio Ave): «Os jogadores têm trabalhado com rigor e muita capacidade de entrega desde o início da época. Têm dado uma resposta cabal e certamente o continuarão a fazer com o mesmo foco, intensidade e concentração. Vejo um adversário com traços de competência. Uma equipa com boa organização defensiva e com jogadores com mais valias técnicas e táticas no processo ofensivo.»

Petit (P. Ferreira): «O Rio Ave é uma equipa que privilegia a posse, a começar no guarda-redes, que sai sempre a jogar, tem jogadores para fazer essa circulação e é uma equipa muito perigosa no último terço. Quando tivermos a bola, também queremos sair rápido. Vamos estar preparados para um Rio Ave forte. É uma equipa com muita qualidade, mas vamos à procura da nossa primeira vitória fora.»

HISTÓRICO DE CONFRONTOS          

O Rio Ave-P. Ferreira desta quarta-feira será o 23.º encontro entre os dois clubes no principal escalão do futebol português. Nos 22 anteriores, oito vitórias para o Rio Ave, cinco para o P. Ferreira e nove empates. Um registo favorável aos rioavistas, que se mantém ao olhar só para os 11 jogos em Vila do Conde: quatro triunfos do Rio Ave, um do Paços e seis igualdades.

EQUIPAS PROVÁVEIS

Rio Ave

Outros convocados: não divulgados.

P. Ferreira

Outros convocados: não divulgados.