Siga o FC Porto-Sp. Braga AO MINUTO no Maisfutebol

O MOMENTO:

FC Porto - se tivesse vencido em Moreira de Cónegos, o dragão seria líder, mesmo com um jogo a menos (os 45 minutos em falta contra o Estoril). O nulo não permitiu alargar a diferença para o Benfica e deixou que o Sporting chegasse ao primeiro posto, ainda que de forma provisória. O grande desafio volta a ser superar as lesões de Marcano e Danilo, com eficácia defensiva e ofensiva. Por falar nisso, vale a pena lembrar que o FC Porto fez só um golo (ao Tondela) nos últimos três jogos e meio. Uma exceção numa temporada de registo fortíssimo no ataque. Curiosamente, já na época passada os dragões chegaram ao jogo contra o Sp. Braga numa fase parecida - quatro jogos sem marcar. E tiveram de esperar pelo período de descontos, e pelo golo do surpreendente Rui Pedro, para voltar a celebrar. Foi há 14 meses, precisamente. O avançado está agora no Boavista, sem golos e com poucos minutos.  

Sp. Braga - após o rotundo falhanço na receção ao Benfica, com um resultado negativo e uma exibição dececionante, o Sp. Braga respondeu com duas vitórias consecutivas (Portimão e Aves em casa). O terceiro lugar voltou a ficar mais perto mas, mais importante, a equipa recuperou a imagem de poder que tem ostentado ao longo do campeonato. No Dragão o histórico é claramente desfavorável, mas o Braga de Abel tem armas que a grande maioria das versões anteriores não tiveram. 

AUSÊNCIAS:

FC Porto - Marcano, Danilo e André André (lesionados).

Sp. Braga - Ricardo Ferreira e Fransérgio (lesionados); João Carlos Teixeira (indisponível). 

DISCURSO DIRETO:

Sérgio Conceição - «O Sp. Braga é uma equipa que neste momento está em 4.º lugar, sabemos o que tem evoluído como clube. Esperamos um jogo difícil, mas temos de olhar para nós e assumir a responsabilidade de querer ganhar e ganhá-lo».

Abel Ferreira - «O FC Porto está invicto nesta competição: é a prova da sua grandeza, da sua força e organização. Sabemos que é uma equipa pragmática com qualidade individual e coletiva. Encaramos sempre o nosso adversário da mesma maneira. Estamos preparados, confiantes, sabemos o que temos de fazer e temos de ter a audácia de defrontar o adversário em sua casa e lutar pelos três pontos.»


REGISTO HISTÓRICO
Em 61 jogos entre dragões e arsenalistas para a I Divisão na Invicta, os minhotos só venceram três vezes. A última em 2005, num jogo que acabaria por originar o despedimento de Victor Fernandez, à época treinador do FC Porto. As outras duas exceções ao domínio azul e branco são bastante mais antigas. 0-1 em outubro de 1948, 1-2 em novembro de 1959. O resto são 50 vitórias do FC Porto e 8 empates. 

EQUIPAS PROVÁVEIS

FC PORTO



SP. BRAGA