A figura: Jonas

Este é um espaço habitual de Jonas, que voltou a ser decisivo no Benfica. Menos exuberante do que o habitual na Luz, ou seja, com exibição menos colorida em termos de futebol, mas com números a destacarem-no dos outros. Uma assistência e um golo fundamentais para o Benfica somar três pontos, numa noite diferente em que viu um cartão amarelo que vai dividir opiniões no que respeita a cores. Terá sido também por isso que Rui Vitória o tirou a dez minutos do fim, altura para a Luz lhe fazer uma vénia coletiva.

O momento: minuto 71

O Benfica tinha já tinha dado a volta ao marcador, mas ainda não tinha dado a volta ao jogo. O Rio Ave e Geraldes ainda eram uma ameaça, mas Jardel cabeceou, a bola foi ter com Jonas e o brasileiro descansou a Luz.

Grimaldo

O lateral esquerdo do Benfica foi uma das unidades mais ofensivas da equipa. Grimaldo subiu pelo flanco, combinou com Cervi numa série de ocasiões e surgiu na área, com bola controlada. Foi sempre um ponto de saída da equipa da Luz e de iniciativa atacante.

Franco Cervi

O Benfica tem na ala esquerda uma melhor combinação do que à direita. Salvio é um homem que joga mais vezes sozinho, encara no um para um, enquanto o compatriota do lado contrário prefere passar adversários em combinações. Cervi juntou vontade a essas tabelas e ainda o canto para o 1-1.

Francisco Geraldes

O Benfica dominou os instantes iniciais até que a bola chegou a Francisco Geraldes aos nove minutos. O médio do Rio Ave fez uma daquelas arrancadas que não só desequilibrou a defesa encarnada como meteu o jogo a favor dos vila-condenses. Jogou na Luz como noutro campo qualquer desses em que tem estado em 2017/18. Procurou a bola e ser o ponto de referência da equipa quando em posse. Conseguiu-o, transportou jogo rumo à baliza de Varela de forma constante e mesmo a defender empenhou-se na pressão e foi inteligente na contenção.

Guedes

Voltou a marcar ao Benfica e desta vez numa cabeçada plena de intenção e tão colocada que Varela não conseguiu chegar. Depois de retirar os encarnados da Taça de Portugal, Guedes fez o 0-1 na Luz que deixou o Benfica numa tremenda aflição.