Mauro, um dos capitães do Sporting de Braga, terminou a carreira de futebolista. Aos 27 anos, o médio brasileiro foi obrigado a deixar de fazer o que mais gosta, em virtude de uma grave lesão no joelho - contraída a 28 de novembro de 2016, contra o Feirense - e a uma perigosa infeção bacteriana. 

«Fui operado ao ligamento cruzado lateral do joelho direito e ao menisco. Depois apanhei uma bactéria rara e tive de ser várias vezes operado, a última em novembro. Hoje em dia nem consigo correr, tenho dificuldades em caminhar e a minha carreira acabou. É com pena que anuncio que não volto a jogar futebol», contou Mauro ao O Jogo. 

O contrato do médio em Braga termina precisamente no presente mês de junho. O futuro é uma incógnita. «Corri risco de vida, podia ter morrido devido à infeção. (...) Só descobri a real dimensão do problema quando me disseram que ia fazer um exame ao coração. (...) Os médicos disseram-me que se não tivesse a resistência de um futebolista provavelmente não teria resistido. Ponderaram amputar-me a perna.»

Mauro conta que chegou, inclusivamente, a perder 20 quilos. A saúde está felizmente recuperada, mas o futebol acabou de vez. 

Em março de 2016, oito meses antes da grave lesão, o atleta deu uma longa entrevista ao Maisfutebol, antes de disputar a final da Taça de Portugal. Pode recuperá-la nos links seguintes:

. Entrevista a Mauro (parte I): «Peseiro é agitado, Fonseca é inteligente»

. Entrevista a Mauro (parte II):  «Andei na lavoura e vendi fruta»