Estoril e Belenenses encontram-se este domingo, às 18h00, na Amoreira em jogo da 12.ª jornada do campeonato. Frente a frente o nono e 12.º classificados da Liga, respetivamente, separados por apenas um ponto. Um dérbi do futebol português, este da Linha de Cascais, para seguir ao minuto no Maisfutebol.

 
MOMENTO 
O Estoril atravessa a melhor fase neste campeonato, vindo de um empate e dois triunfos. O último foi conseguido pela margem mínima na Madeira, diante do Nacional, e por isso já não perde desde outubro, quando recebeu o V. Guimarães (0-2). Assim, nos últimos três jogos somou sete dos 14 pontos que tem na Liga. Vem em crescendo nos resultados.
 
O mesmo não acontece com o  Belenenses, apesar de vir de um triunfo e um empate caseiro com o FC Porto. Soma quatro derrotas na Liga - a primeira na jornada inaugural e as restantes no mês de outubro. Uma ainda com Julio Velazquez, as outras com Quim Machado. Tem 13 pontos resultado de apenas três vitórias e quatro empates.
 
 
AUSÊNCIAS 
Estoril: Mano.
Belenenses: Gonçalo Brandão, Betinho e Tiago Caeiro, devido a lesão, e Bernardo Dias, devido a castigo.
 
 
DISCURSO DIRETO
Fabiano Soares (Estoril): «É um dérbi e os adeptos estão ansiosos de nos empurrar para tentar vencer um adversário complicado, num jogo em que as equipas vão estar muito motivadas e que se vai decidir nos detalhes.»
Quim Machado (Belenenses): «Vai ser um jogo difícil, contra uma equipa que está em crescendo e que vem de uma vitória. Começou mal o campeonato, mas conseguiu levantar-se e, agora, está numa ótima posição e à nossa frente.» 
 
 
HISTÓRICO DE CONFRONTOS
Estoril e Belenenses encontram-se pela 57.ª vez na história, a 41.ª para o campeonato. Entre 14 empates, quem leva vantagem nos triunfos é a equipa do Restelo: 19 contra apenas sete da formação canarinha. Ainda assim, no último jogo no Estoril quem levou a melhor foi a equipa da casa: 2-0 na jornada 17 do campeonato passado com golos de Anderson Luis e Bonatini.
 
 
EQUIPAS PROVÁVEIS
Estoril:

Outros convocados: não foram revelados.
Belenenses:

Outros convocados: não foram revelados.