O MOMENTO

FC PORTO: Sem vencer para a Liga desde a receção ao Moreirense, a missão de Julen Lopetegui não pode ser outra: voltar aos triunfos. O adversário não será dos mais acessíveis, mas também é certo que não bate o pé ao Dragão, no seu reduto, desde 2005, altura em que venceu por 3-1 e despediu Victor Fernandez. Sempre com características muito diferentes, o FC Porto empatou quatro dos últimos cinco jogos e desta feita parece não haver volta a dar: há que ganhar para sossegar adeptos mais insatisfeitos.

SP. BRAGA: A irregularidade tem sido a nota dominante do Sp. Braga de Sérgio Conceição, mas a verdade é que a equipa até vem moralizada de uma boa vitória sobre o Rio Ave por 3-0. Com três vitórias em casa, falta aos bracarenses ganhar também fora, algo impossível até ao momento. O Dragão não será o palco mais fácil, mas eles prometem tentar.

AS AUSÊNCIAS

FC PORTO O lesionado Casemiro é a principal baixa. Campaña, que poderia ser chamado pela primeira vez, face à ausência do brasileiro, fica também de fora, por opção, tal como Ricardo, convocado para o jogo com o Shakhtar Donetsk.

SP. BRAGA Mauro e Djavan estão lesionados e devem ficar de fora embora a lista de convocados só seja divulgada no dia do jogo.

A PALAVRA DOS TREINADORES

Julen Lopetegui (FC Porto): «Vamos ter um jogo muito exigente contra um adversário moralizado, que venceu na última jornada, e que teve toda a semana para preparar o encontro. Se queremos ganhar os três pontos, e queremos, temos que fazer uma boa exibição.»

Sérgio Conceição (Sp. Braga): «Espero um Sp. Braga a dar sequência àquilo que fizemos no último jogo em termos exibicionais. Se possível com o mesmo resultado: no fundo, com os três pontos. Lutamos sempre com esse intuito. De qualquer das maneiras, sabemos que vamos encontrar uma equipa difícil e com objetivos diferentes dos nossos.»

OUTROS CONFRONTOS:
O Sp. Braga só venceu por três vezes em casa do FC Porto, num jogo que já se repetiu em 58 ocasiões a contar para a principal Liga portuguesa. A última vitória foi na época 2004/05 por 3-1, num jogo que ditou a saída de Victor Fernandez do comando técnico portista. O FC Porto ganhou 48 vezes e vem de uma série de cinco triunfos seguidos, o último na época passada, por 2-0, com bis de Jackson Martínez.

EQUIPAS PROVÁVEIS:

FC PORTO



Outros convocados: Andrés Fernandez, Marcano, Quaresma, Evandro, Aboubakar, Quintero e Adrián.


SP. BRAGA



Outros convocados: a lista ainda não é conhecida