O Rio Ave, que conta com 13 nacionalidades no plantel, divulgou esta quinta-feira uma campanha conta o racismo. Jogadores de Portugal, Angola, Brasil, Espanha, França, Holanda, Bielorrússia, Egipto, Senegal, Liberia, Gana, Nigéria, e Venezuela, juntaram-se para passar a mensagem.
 
O vídeo, partilhado nas redes sociais e no site do clube, é acompanhado por uma mensagem de repúdio da situações de racismo que têm surgido no mundo do futebol.
 


«Numa altura em que se volta, infelizmente, a falar do racismo no futebol europeu, com os exemplos mais vergonhosos a surgirem para espanto  e repudio de tantos apaixonados da modalidade, queremos passar uma simples mensagem, que não é nova, mas que também nunca será por demais repetida o suficiente.
 
Dizer Não ao racismo tem de ser recordado tantas as vezes quantas alguém é assolado por essa desprezível ideologia… o racismo.
 
Aqui não contam as cores, não importa a raça ou a crença religiosa. Aqui conta a paixão pelo futebol.
 
Realizamos esta iniciativa para para alertar todos os nossos adeptos, os adeptos de outros clubes… todos os apaixonados pelo desporto, porque no desporto, no futebol não há lugar para o Racismo. Assumimos esta paixão, este desafio… com a coragem de sempre!
 
Rio Ave Futebol Clube»