Andreas Samaris e Kostas Mitroglou estão de regresso à convocatória do Benfica, para a receção deste sábado ao Boavista (16h). As «águias» tentam a terceira vitória consecutiva na reação pós-dérbi, enquanto que os «axadrezados» procuram encerrar um ciclo de quatro jornadas sem vencer na Liga.

O momento:

BENFICA: a equipa de Rui Vitória reagiu positivamente à derrota no dérbi, garantindo depois disso a primeira vitória fora de casa da época (frente ao Tondela, em Aveiro), e um triunfo caseiro sobre o Galatasaray que abriu as portas dos oitavos de final da Liga dos Campeões. É com este embalo europeu que o Benfica encara agora a receção ao Boavista, sabendo que é o candidato ao título com a margem de erro mais reduzida, até pelo jogo em atraso.

BOAVISTA: Nos últimos cinco jogos oficiais a equipa axadrezada soma apenas uma vitória, e alcançada no prolongamento, frente ao Loures (CNS), para a Taça de Portugal. Na Liga a equipa de Petit regista quatro jornada sem vencer, pelo que o momento não é o mais entusiasmante, ainda que o registo global esteja claramente dentro dos objetivos traçados.

Ausências:

BENFICA: Fejsa, Salvio, Nélson Semedo e Lindelöf estão lesionados.

BOAVISTA: Fábio Ervões, Pouga, Bukia e Uche Nwofor. Afonso Figueiredo em dúvida.

Discurso direto:

RUI VITÓRIA: «Sabemos que é sempre uma equipa difícil, tradicionalmente difícil, que se bate bem em qualquer campo, e jogar contra o Benfica também dá motivação acrescida. Já roubou pontos a um dos candidatos ao título. Esperamos um jogo difícil, como é habitual connosco. As equipas do Boavista batem-se por cada lance como se fosse o último. Temos de ser nós a trabalhar para que o jogo se torne mais fácil. Longe de mim pensar que vamos ter qualquer facilidade, pois jogar contra o Benfica é sempre uma motivação.»

PETIT: «Tem ali algum toque de Rui Vitória, mas é um Benfica um pouco igual ao da época passada. Perde um ou outro jogador que dava alguma qualidade, como o Lima, na frente, que se entendia com Jonas e o Maxi Pereira. Os jogadores que estão lá são também jogadores de qualidade e podem desequilibrar.»

Histórico de confrontos:
Esta será a 53ª vez que o Benfica recebe o Boavista em jogos do principal escalão do futebol português, e o balanço é claramente favorável às «águias, que venceram 37 encontros. O Boavista venceu em quatro ocasiões, a última das quais em 1999. Na época passada o Benfica venceu por 3-0, com golos de Lima, Maxi e Jonas. Só este último continua de águia ao peito.

Equipas prováveis:

BENFICA



Outros convocados: Ederson, Lisandro, André Almeida, Pizzi, Carcela, Renato Sanches, Nuno Santos, Taarabt e Mitroglou

BOAVISTA



Outros convocados: a lista ainda não foi divulgada