De regresso ao FC Porto depois de duas temporadas no Nice, Ricardo Pereira chega à Invicta «mais confiante e com mais tempo de jogo» e espera demonstrar que melhorou o seu futebol. Em declarações ao site oficial dos dragões, o atleta reconheceu também que a primeira semana de trabalho foi cansativa e que espera ajudar com a sua polivalência.

«Regresso com mais experiência e com mais tempo de jogo, penso que melhor do que quando saí e espero demonstrar isso. Se calhar o treinador conhece-me melhor do que algumas pessoas aqui, que não acompanham tanto a Liga Francesa. Mas isso está para trás, o que conta é o presente e trabalhar», confessa.

O jogador português chegou ao Porto em 2013, como extremo direito, mas foi, principalmente, a lateral-direito que se destacou no Nice. Uma polivalência que considera boa e que pode aumentar o leque de opções a Sérgio Conceição: «Penso que o facto de poder jogar em mais do que uma posição pode ser bom e espero que assim seja no final, para dar mais opções ao treinador e poder jogar mais.»

As impressões sobre a primeira semana de trabalho são positivas, apesar de ter sido «carregada»: «Foi uma boa primeira semana, voltar a casa e reencontrar não só os jogadores como treinador, dirigentes, roupeiros, toda a gente. Foi uma primeira semana carregada, como tem de ser, para começar a entrar no ritmo e assimilar os processos do novo treinador. Todos os jogadores aqui querem mostrar trabalho e o seu valor. Visto que começamos com um treinador novo e em pé de igualdade, vamos todos dar o nosso melhor para complicar-lhe a vida.»