O MOMENTO

Boavista: a equipa de Jorge Simão tem feito do fator casa mais valia, entre a intermitência dos jogos fora. Foi assim nas últimas quatro jornadas, nas quais venceu os dois jogos em casa e perdeu os dois fora. O Bessa tem sido talismã maior, onde somou 18 dos seus atuais 27 pontos. O triunfo permite ainda ultrapassar os minhotos na tabela.

V. Guimarães: a equipa de Pedro Martins soma duas vitórias, ambas caseiras, nas últimas três jornadas e tem espreitado retoma na liga. No Bessa, um verdadeiro teste a isso mesmo, uma vez que, na condição de visitante, não somou pontos nos últimos quatro jogos na Liga e soma dez dos seus 29 nessa condição. Empate ou triunfo fazem descolar do Marítimo e dão garantia de perseguição ao quinto lugar do Rio Ave.

AS AUSÊNCIAS

Boavista: Mateus (castigado), Edu Machado e Iván Bulos (lesionados).

V. Guimarães: Celis (por lesão). Welthon e Tallo em dúvida.

DISCURSO DIRETO

Jorge Simão: «Numa competição como esta, em que a igualdade de forças é quase constante entre as equipas, se não estivermos no máximo estamos a facilitar a vida ao adversário. O Guimarães está na luta pela Liga Europa, pelo quinto lugar. O seu treinador disse-o na semana passada.»

Pedro Martins: «Jogo tem tradição e rivalidade no bom sentido, quer de um lado quer do outro a atitude vai estar top. Normalmente os dérbis não são bem jogados, mas são intensos e são definidos nos detalhes. O Boavista tem feito excelentes resultados em casa e queremos voltar rapidamente às vitórias fora.»

OUTROS CONFRONTOS

Equipas já se defrontaram por 103 vezes no principal escalão do futebol português. Vantagem para os minhotos, que venceram por 41 ocasiões. O Boavista saiu vencedor em 33 delas, além de 29 empates. No Bessa, em 51 jogos, vantagem para a pantera: 20 vitórias para 11 do V. Guimarães e 20 igualdades.

EQUIPAS PROVÁVEIS

Boavista

Outros convocados: não divulgados.

V. Guimarães

Outros convocados: não divulgados.