Acompanhe o Nacional-Sporting (18h30) AO VIVO do Maisfutebol.

MOMENTO

Nacional: Manuel Machado espera fazer como Pedro Martins (Rio Ave) e travar o Sporting pela segunda vez consecutiva na Liga. Os insulares vêm de um ciclo positivo, com duas vitórias e um empate nos últimos três jogos, e preciso de fugir quanto antes aos lugares de despromoção. Em jornada de Boavista-Académica, pontuar é importantíssimo. Será assim um Machado contra o Leão, que luta pela liderança na Liga.

Sporting: depois de observar as incidências do clássico entre Benfica e FC Porto, já na Madeira, a formação leonina entra em campo para defrontar o Nacional e fazer o seu papel para a defesa da sua posição na luta pelo título. Jorge Jesus tem de lidar com cinco baixas, incluindo Paulo Oliveira, mas espera regressar às vitórias antes da Liga Europa. Na primeira volta, foi Fredy Montero (1-0) a decidir o embate com o Nacional ao cair do pano.

AUSÊNCIAS

Nacional: Luís Aurélio, Soares, Campos e Jota lesionados.

Sporting: Jefferson, Naldo, Tobias Figueiredo, Paulo Oliveira e Bruno Paulista lesionados.

DISCURSO DIRETO

Manuel Machado: «Espero um Sporting igual a si mesmo. É líder do campeonato e isso diz tudo. É uma grande equipa, numa fase de grito de revolta. Requalificou o seu leque de jogadores, tem um plantel riquíssimo, que é muito bem liderado, e no conjunto acaba por ser líder. Vamos jogar iguais a nós mesmos, porque não posso inventar coisas novas a três meses do final do campeonato. O que esperamos é estar num bom dia e sermos competentes.»

Jorge Jesus: «O Nacional é uma equipa difícil. Além disso jogar na Madeira é sempre difícil. O Nacional é uma equipa bem trabalhada, com um treinador que tem feito um bom trabalho. Este jogo enquadra-se dentro daquilo que é a dificuldade do campeonato e da responsabilidade do Sporting, que é a de vencer todos os jogos. É esse o nosso compromisso desde o primeiro jogo: lutar pelo título com dificuldades, mas com capacidade para sair vencedores.»

HISTÓRICO

33 jogos para a Liga, 4 vitórias para o Nacional e 10 empates entre 19 triunfos leoninos. A formação insular melhora quando joga em casa, como seria de esperar, somando pontos em 11 dos 16 jogos: 3 vitórias e 8 empates. O Sporting garantiu um dos cinco triunfos na época passada, com um golo solitário de Carlos Mané (0-1). Nesta temporada, na primeira volta, foi Fredy Montero a decidir o encontro (1-0).

ONZES PROVÁVEIS

NACIONAL:

SPORTING