(artigo original publicado às 19h17 de domingo, 12 de fevereiro)

O MOMENTO

RIO AVE: O momento não é o mais fulgurante, como comprova a derrota na Feira, na semana passada, mas Luís Castro tem um trunfo importante do seu lado: não tem qualquer derrota em casa desde que assumiu a equipa. O último a cair em Vila do Conde foi até o Sp. Braga, o que prova que, pese os altos e baixos, a jogar em casa o Rio Ave é uma equipa fiável.

MARÍTIMO: Sem perder na Liga desde 15 de dezembro, quando visitou o Dragão, o Marítimo de Daniel Ramos é uma equipa transfigurada e confiante, que bate às portas da Europa, embora não assuma o objetivo claro. Com a derrota do V. Guimarães, o Marítimo pode ficar a apenas um ponto do quinto lugar, se ganhar nos Arcos.

AS AUSÊNCIAS

RIO AVE: Heldon e Traoré ficam de fora devido a problemas físicos

MARÍTIMO: Éber Bessa cumpre castigo. Gottardi e Ginho estão lesionados.

A PALAVRA DOS TREINADORES

Luís Castro (Rio Ave) «O nosso objetivo claro são os oito primeiros lugares, querendo o melhor possível. Estamos a dois pontos do oitavo, o objetivo mínimo, e depois há outros objetivos que gostávamos de conquistar. Dentro desse objetivo, o jogo com o Marítimo é crucial. Vai condicionar o futuro do Rio Ave em termos de objetivos na Liga.»

Daniel Ramos (Marítimo) «O Rio Ave é um ótimo adversário, tem um excelente plantel e está bem orientado. Vai ser um jogo muito difícil para nós, não só pela valia do plantel, como também pelas condicionantes do tempo. Jogar em Vila do Conde, que eu conheço bem, é difícil, tendo em conta o vento que pode existir.»

OUTROS CONFRONTOS

Algum equilíbrio, apesar da vantagem do Rio Ave nos 19 jogos em casa frente ao Marítimo, para a Liga. A equipa de Vila do Conde venceu seis, os madeirenses quatro e regiraram-se nove empates. Na época passada o Rio Ave ganhou 1-0, com golo de Roderick, que pode repetir a façanha.

EQUIPAS PROVÁVEIS

RIO AVE

Outros convocados: Rui Vieira, Bruno Teles, Vilas Boas, Pedro Moreira, Krovinovic, Novais, Guedes e Jaime Pinto

MARÍTIMO

Outros convocados: Wellington, Zainadine, Deyvison, Jean Cléber, Xavier, Brito e Djoussé