Ruben Dias foi despenalizado do castigo de dois jogos de suspensão e pode por isso jogar este domingo na última jornada da Liga, frente ao Moreirense.

A decisão foi tomada este sábado de manhã, pelo Conselho de Disciplina, como o Maisfutebol já tinha avançado que podia acontecer.

Refira-se que para esta decisão do Conselho de Disciplina foi determinante o depoimento dos árbitros, particularmente do VAR: Hugo Miguel considerou que viu tudo, através das imagens televisivas, e que entendeu que não houve agressão.

Ora levando em consideração o depoimento do VAR - que deixou bem claro que para ele o lance que levou Ruben Dias a atingir Gelson Martins com o cotovelo foi um lance normal de jogo, que não merecia sequer cartão vermelho -, o Conselho de Disciplina concordou com a argumentação do Benfica, de que não havia agressão, e retirou os dois jogos de suspensão ao jogador.

Vale a pena recordar, já agora, que a Comissão de Instrutores da Liga optou por não ouvir os árbitros do dérbi, o que o Conselho de Disciplina fez agora, como é habitual nestes casos.

Essa audição foi fundamental para fundamentar a decisão de retirar o castigo ao central do Benfica.

Ruben Dias, de resto, esteve esta manhã no Seixal, a ver o clássico dos bês entre Benfica e FC Porto, na companhia de Jardel. O central pode agora ser opção para Rui Vitória, para o último jogo do campeonato, que pode valer o apuramento para a Champions.