A FIGURA: Chaby: o jogador formado no Sporting foi uma das quatro alterações promovidas por Domingos Paciência para o jogo deste sábado. Bem nas ligações do meio-campo para o ataque, acrescentou imprevisibilidade, futebol perfumado e combinou bem com os companheiros da frente. Aos 26 minutos esteve perto do golo, num remate colocado com o pé esquerdo, e foi dele o passe que permitiu a Nuno Tomás fazer o 1-0. Tem argumentos técnicos para conseguir impor-se como opção regular nos azuis.

O MOMENTO: golo de Nuno Tomás, minuto 48

O Belenenses tinha sido a melhor equipa na primeira parte, mas faltara-lhe a finalização. No arranque da etapa complementar, Chaby bateu um livre no lado direito do ataque. Ao segundo poste, Nuno Tomás, acabado de regressar ao Restelo após sucessivos empréstimos, desviou e deu os três pontos à equipa de Domingos Paciência.

OUTROS DESTAQUES

Maurides: de regresso ao onze depois de ter começado o jogo da 1.ª jornada do banco, deu capacidade de choque ao ataque do Belenenses, mas não se limitou a procurar espaços entre os centrais, dando por vezes uma ajuda interessante no processo de construção. Dispôs de duas boas oportunidades nos primeiros 45 minutos: primeiro na marcação de um livre e depois numa cabeçada após cruzamento da direita. Esteve perto de matar o jogo aos 74, mas rematou ligeiramente ao lado do poste esquerdo de Charles.

Diogo Viana: muito envolvido no jogo, passaram por ele alguns dos melhores desenhos ofensivos da equipa lisboeta. Tem um pé direito apurado e tirou cruzamentos bem medidos. Aos 25’ quase serviu Maurides para o primeiro do jogo e já perto do descanso forçou Charles a uma defesa dificílima numa incursão pelo centro do terreno. Atento também nos apoios defensivos a Gonçalo Silva e a tentar fechar no meio-campo quando o Marítimo tinha a bola. Saiu a 15 minutos do final com o sentimento de missão cumprida.

Charles: comportamento quase irrepreensível na baliza do Marítimo quando foi chamado a intervir. Mostrou atenção na abordagem a um livre batido por Maurides e brilhou quando fechou o ângulo a Diogo Viana nos minutos finais da primeira parte.