O Sporting recebe este sábado o Tondela e, para além dos três pontos que procura, tem uma marca para bater: os leões nunca venceram os tondelenses em Alvalade.

O registo é curto, já que os beirões apenas estão na Liga desde 2015/16, mas nos dois jogos disputados no reduto do leão registaram-se dois empates.

Jorge Jesus ainda não encontrou a fórmula para bater uma equipa que se apresentou em Alvalade sempre com linhas baixas e à procura do contra-ataque, sempre com Petit ao leme. 

Em 2015/16 empate a duas bolas num jogo que ficou marcado pela expulsão de Rui Patrício, aos 29 minutos. O guarda-redes cometeu grande penalidade e viu o vermelho direto. Boeck entrou para a baliza e não evitou que Nathan Júnior convertesse o castigo máximo.

Com menos um homem em campo, o Sporting iria virar o jogo com golos de Slimani (54') e Gelson Martins (61'). Só que um balde de água fria iria cair sobre Alvalade quando Salva Chamorro conseguiu isolar-se e fazer a igualdade, a cinco minutos do fim.

No ano seguinte, na época 2016/17, o Tondela voltou a surpreender o leão com um empate a uma bola. Jhon Murillo deu vantagem ao Tondela aos 74' e Joel Campbell empatou já aos 90+6'.

Agora é a terceira tentativa do leão vencer o Tondela em casa, já que fora não tem tido problemas: 2-1 em 2015/16 e 4-1 em 2016/17.

Salientar ainda que do último jogo em Alvalade para este, Jorge Jesus apenas pode «repetir» oito jogadores na ficha de jogo, embora dois deles estejam inscritos, mas sejam cartas fora do baralho para Jesus.

Rui Patrício, Coates, Bas Dost, Gelson, William Carvalho foram titulares, Bruno César saltou do banco e podem voltar a jogar, Bryan Ruiz e Douglas também constaram na lista, mas não estão integrados no plantel.

Schelotto, Rúben Semedo, Zeegelaar, Elias, André, Beto, João Pereira, Markovic, Castaignos e Joel Campbell já não estão ligados ao Sporting.