O MOMENTO

BOAVISTA: a derrota em Guimarães precipitou a primeira saída de um treinador na liga, esta época. A dois dias da receção ao Benfica, Jorge Simão sucedeu a Miguel Leal e precisa de somar pontos aos três alcançados nas primeiras cinco jornadas, para descolar do fim da tabela. Pantera regressa a casa, onde somou os únicos pontos até agora na liga, na vitória ante o Desp. Aves (1-0). Aconteceu na última vez que ali jogou. Antes, no Bessa, tinha perdido com o Rio Ave (1-2). Uma vitória e uma derrota no registo caseiro, portanto.

BENFICA: a campanha europeia começou com um revés caseiro (derrota com o CSKA Moscovo, 1-2). É, pois, imperial retomar as vitórias e a moral no compromisso do campeonato, para pressionar Sporting e FC Porto, que entram depois em campo. Nas últimas duas jornadas, o Benfica teve de desafiar a desvantagem ante Rio Ave e Portimonense. E se recuperou com os algarvios (vitória por 2-1), o mesmo não aconteceu em Vila do Conde, onde cedeu os primeiros pontos possíveis, com um empate a uma bola. Fora de casa, a equipa de Rui Vitória já tinha vencido em Chaves (0-1).

AS AUSÊNCIAS

BOAVISTA: Henrique e Tahar, por lesão.

BENFICA: Jardel e Fejsa, lesionados.

DISCURSO DIRETO

Jorge Simão (Boavista): «Jamais poderia dizer não a não estar presente no banco num jogo destes. Preparar o jogo em dois dias é utópico. Vou aproveitar o que de bom tem sido feito e não mexer muito. O Benfica vem de um mau resultado na Liga dos Campeões, vai querer retomar o caminho das vitórias, tal como o Boavista. É uma boa oportunidade para nós. De retomar aquilo que todos esperamos. Está em aberto, começa o jogo, logo se verá. Temos as nossas armas.»

Rui Vitória (Benfica): «Tradicionalmente, é difícil jogar no Bessa e com a mudança de treinador há sempre uma reação típica. Vamos encontrar um Boavista convicto, mas que não vai alterar a nossa forma de estar. Temos de reconhecer que o adversário vai querer dificultar, mas nós estamos prontos para ir ao Bessa para ganhar, respeitando, claro. Sou o primeiro a respeitar e só assim se pode ganhar, valorizando o que o adversário faz de bom.»

OUTROS CONFRONTOS

O duelo entre Boavista e Benfica é já um clássico do futebol português. Opõe dois dos cinco campeões nacionais e terá, este sábado, o episódio n.º 109 no campeonato. Venceram os encarnados por 61 ocasiões, perante as 15 dos axadrezados. Há, ainda, 32 empates, dois deles na última época. Em 2016/2017, Boavista e Benfica anularam-se. Depois do empate a três na Luz, houve empate no Bessa, a duas bolas. Curiosamente, nesses dois últimos encontros, o Benfica recuperou de desvantagem de três e dois golos, respetivamente.

EQUIPAS PROVÁVEIS

Boavista:

Outros convocados: não divulgados.

Benfica:

Outros convocados: Júlio César, Eliseu, Rúben Dias, Samaris, Zivkovic, Krovinovic, Raúl Jiménez, Gabriel Barbosa, Rafa.