Acompanhe o Benfica-Boavista EM DIRETO no MAISFUTEBOL a partir das 18h15

O MOMENTO

Benfica: a segunda volta tem corrido de feição aos encarnados, visto que soma vitórias em todos os encontros disputados, excetuando o empate no Restelo, frente ao Belenenses. Depois do triunfo suado no reduto do Portimonense (1-3) na jornada passada, que os colocou na liderança à condição, a turma de Rui Vitória quer voltar a tomar de assalto o primeiro lugar e colocar pressão sobre os rivais, que entram em campo apenas nos dias seguintes. Ainda assim, pela frente as águias vão ter um adversário que trouxe um dissabor na primeira volta. Depois de ter estado em vantagem no Bessa, o Benfica permitiu a reviravolta no marcador, com um «frango» que chegou a ameaçar a continuidade de Bruno Varela na baliza. Os encarnados estão proibidos de cometer os mesmos erros, caso pretendam manter-se firmes na luta pela liderança.

Boavista: os axadrezados chegam a este encontro depois de um triunfo caseiro sobre o V. Guimarães, embora atravessem uma fase bastante inconstante. Para se ter uma ideia, desde o início da segunda volta que o percurso dos homens do Bessa se pauta por vitórias e derrotas em jogos consecutivos. Venceu o Portimonense, perdeu com o Rio Ave, bateu o Marítimo, saiu derrotado da Vila das Aves e, por fim, triunfou sobre o V. Guimarães. A história recente torna quase impossível prever qualquer cenário para o jogo da Luz, mas o 6.º lugar é demasiado precioso para desperdiçar e os homens de Jorge Simão certamente vão querer fazer das tripas coração e conquistar três pontos que lhes permita, pelo menos, isolar-se nessa posição.

AUSÊNCIAS

Benfica: Salvio e Krovinovic (lesionados); Jonas (em dúvida).

Boavista: Bulos e Edu Machado (lesionados).

DISCURSO DIRETO

Vai ser um jogo exigente. Vamos defrontar o sexto classificado que está a fazer uma boa campanha, bem orientado pelo Jorge Simão. Um jogo que nos vai obrigar a estar fortes e a ser uma equipa competente. O Boavista é uma equipa que sabe defender, atacar e saber sair para o ataque, mas nós estamos a atravessar um bom momento, vamos jogar em casa, queremos ganhar e continuar» Rui Vitória

Diferenças em relação ao jogo da primeira volta? No resultado gostava que não houvesse grandes diferenças... Mas vai ser um jogo diferente estrategicamente (...) Na primeira volta, apesar de termos conquistado os três pontos, não fizemos um grande jogo. Foi uma primeira parte difícil para nós e na segunda, mesmo sem fazermos um grande jogo, marcámos dois golos. Desta vez, creio que amanhã é possível conseguir associar um bom resultado a uma exibição consistente. Espero que quem estiver de fora a ver diga: "Estes rapazes sabem o que estão a fazer dentro de campo"» Jorge Simão

HISTÓRICO DE CONFRONTOS

Benfica e Boavista já se defrontaram para a Liga em 109 ocasiões, sendo que dessas, os encarnados venceram 61, ou seja, pouco mais de 50 por cento. Empates foram 32 e triunfos dos axadrezados 16. Os números demonstram, portanto, um claro favoritismo das águias, embora os boavisteiros tenham sabido contrariar isso já nesta época e também na anterior. Ao todo, o Benfica já não vence o Boavista há três jogos, uma derrota nesta temporada e dois empates na transata. Na última visita a Lisboa, os axadrezados gelaram a Luz, chegando a estar a vencer por 3-0, embora o Benfica tenha conseguido resgatar um ponto no final do encontro. O Boavista venceu apenas 4 vezes no recinto encarnado, conseguindo também 12 empates, nos 54 jogos disputados.

EQUIPAS PROVÁVEIS

Benfica

Outros convocados: Svilar, Luisão, Eliseu, Samaris, Diogo Gonçalves, João Carvalho, Raúl e Seferovic.

Boavista

Outros convocados: não divulgados ainda.