Estoril e Boavista abrem esta sexta-feira a 26ª jornada da Liga com um jogo que está marcado para as 20h30 e que poderá acompanhar no AO VIVO do Maisfutebol.

MOMENTO

Estoril: depois de três derrotas consecutivas que ditaram a saída de Pedro Gómez Carmona, os canarinhos iniciaram um novo ciclo, sob o comando de Pedro Emanuel, com um polémico empate em Guimarães (3-3). Com apenas 21 pontos, a equipa da linha de Cascais ainda não assegurou a continuidade no primeiro escalão e está sob pressão do Nacional e Moreirense. Um estímulo para lutar pelos três pontos é a possibilidade dos canarinhos chegarem à marca redonda dos mil golos, depois de, na última ronda, Mattheus ter marcado o golo 999.

Boavista: com mais doze pontos, a equipa de Miguel Leal está bem mais confortável na classificação e até pode ambicionar olhar para os lugares que dão acesso à Europa. A verdade é que nas últimas doze jornadas, os «axadrezados» só perderam por duas vezes, somaram cinco vitórias e outros tantos empates. A Europa não está muito longe e, na última ronda, a equipa do Bessa até bateu, de forma categórica, o Marítimo (3-0), um dos candidatos a estar nas competições europeias na próxima época. O sexto lugar está a apenas quatro pontos, mas Miguel Leal recusa, para já, uma candidatura europeia, preferindo colocar a fasquia nos 35 pontos. Um objetivo que pode ficar ultrapassado na Amoreira. E depois?

AUSÊNCIAS

Estoril: Matheus Oliveira e Joel vão cumprir um jogo de castigo, enquanto Afonso Taira, Nuno Lopes e André Claro ficam de fora com problemas físicos. Gonçalo Brandão e Licá também saíram do último jogo lesionados, mas estão na lista alargada de convocados dos canarinhos.

Boavista: Miguel Leal tem praticamente todo o plantel à disposição. Agayev será, à partida, é o único lesionado.

DISCURSO DIRETO

Pedro Emanuel: «É sempre importante vencer. Temos de ter consciência de que o Boavista dos últimos anos não é o mesmo de amanhã (sexta-feira). É um Boavista confiante, com bons jogadores, sobretudo na frente. É uma equipa que tem alento para o sexto lugar e a legítima determinação de poder lá chegar. Sabemos que vamos ter de dar 110 por cento»,

Miguel Leal: «Dentro do plantel, essa discussão [Europa] não existe. Seria muito bonito dizer que vamos jogar para a Europa e criar ilusões. Temos que ter ambição, mas perceber até onde podemos ir, senão o sonho torna-se pesadelo»

HISTÓRICO

Equilíbrio quase total nos jogos entre estres dois emblemas na Amoreira, com 8 vitórias para a equipa da casa e 7 triunfos para os visitantes, com 5 empates pelo meio. No entanto, desde o regresso dos «axadrezados» à Liga, os canarinhos venceram sempre em casa nos últimos dois anos. Para encontrar a última vitória da equipa do Bessa no estádio António Coimbra da Mota é preciso recuar 23 anos. Já esta época, na primeira volta, registou-se um empate sem golos.

EQUIPAS PROVÁVEIS:

Estoril:

Boavista: