Acompanhe aqui AO VIVO o FC Porto-Boavista

MOMENTO:

FC PORTO

A primeira derrota do FC Porto na Liga, em Paços de Ferreira, esgotou a margem de erro dos dragões, que viram a vantagem para o Benfica reduzida de cinco para dois pontos. Sérgio Conceição sublinhou a importância de vencer o dérbi da Invicta, fundamental para recolocar o dragão nos trilhos e refrear o ímpeto dos encarnados, que sábado têm uma difícil deslocação a Santa Maria da Feira. O FC Porto, líder do campeonato desde o início da época, tem a favor, além da maior valia do seu plantel, o fator casa, onde terá casa praticamente cheia e tem sido demolidor durante a época – empatou apenas frente ao Benfica para a Liga. Herrera está de regresso, após castigo. Por outro lado, os azuis e brancos têm algumas baixas de vulto, além do castigado José Sá: Telles, Danilo e Marega estão lesionados. Soares está prestes a concluir a recuperação, mas é dúvida até à hora do jogo.

BOAVISTA

A fazer uma época acima das expetativas, o Boavista é 6.º, com 36 pontos, tem praticamente assegurada a manutenção e procura um final de época tranquilo. A equipa de Jorge Simão tem, contudo, mostrado duas faces: em casa, venceu nas últimas quatro jornadas. Fora, não ganha desde 15 de dezembro de 2017, quando bateu o Paços de Ferreira por 2-1, e em 2018 conquistou apenas um empate fora de casa (1-1, frente ao Belenenses, a 9 de janeiro). Os axadrezados não contarão com os lesionados Bulos e Edu Machado e com o castigado Carraça. Em dúvida até à hora do jogo estarão Fábio Espinho e David Simão, que saíram contundidos na última jornada, numa vitória por 1-0 sobre o Estoril. O duelo entre velhos rivais é o jogo grande da jornada 27 da Liga.

--

AUSÊNCIAS:

FC Porto: José Sá, castigado. Alex Telles, Danilo e Marega, lesionados. Soares, condicionado.

Boavista: Edu Machado e Bulos, lesionados. Carraça, suspenso. Fábio Espinho e David Simão, em dúvida. Rui Pedro, cedido pelo FC Porto.

--

DISCURSO DIRETO:

Sérgio Conceição (FC Porto): «Frente ao Boavista exijo o que a equipa tem dado até aqui, o que deu até ao jogo do Paços. Tivemos uma semana para preparar este jogo e vamos dar uma boa resposta. O estádio tem já 44 mil bilhetes vendidos, o que é mais uma prova de grande empatia com a equipa. Por tudo aquilo que foi o último jogo e pelos 15 dias de paragem das seleções que se seguem é muito importante vencer o jogo frente ao Boavista. Mas vamos apanhar uma equipa bem trabalhada pelo Jorge Simão, que nos vai criar muitas dificuldades para tentar levar pontos do Dragão.»

Jorge Simão (Boavista): «Gostava de jogar de peito aberto no Estádio do Dragão. Não depende só do Boavista, mas também da força que o FC Porto possa opor. Tenho a convicção de que, para conseguimos um resultado positivo, vamos ter de fazer, pelo menos, um golo. Seria louco dizer que empatar no Dragão é um mau resultado, embora prefira ter a possibilidade de disputar o jogo e de o ganhar.»

--

HISTÓRICO DE CONFRONTOS

O dérbi da Invicta é um duelo desigual, sobretudo quando o duelo é no reduto dos dragões. Em 54 receções ao Boavista para o campeonato, o FC Porto venceu 46, empatou seis e perdeu apenas duas. Considerando o total de jogos para todas as competições, foram 135 os duelos entre os emblemas portuenses, com 91 vitórias para os azuis e brancos, 23 para os axadrezados e 21 empates. Na primeira volta, no Bessa, o FC Porto venceu por 3-0.

--

EQUIPAS PROVÁVEIS:

FC PORTO

Outros convocados: lista não divulgada.

--

BOAVISTA

Outros convocados: lista não divulgada.