A vitória do Boavista sobre o Benfica esta noite, por 2-1, pôs fim a um período de 11 anos sem que os homens do Bessa conseguissem vencer os encarnados. Foi também o primeiro êxito de Jorge Simão ante a equipa da capital, após cinco derrotas em igual número de jogos.

Ora, recuando no tempo, é preciso ir a 2006 para encontrar a última vitória do Boavista sobre o Benfica. Então, a 9 de setembro, à 2.ª jornada do campeonato, a pantera venceu por esclarecedores 3-0: valeu um bis do austríaco Roland Linz e um golo do polaco Kazmierczak.

Se novo êxito houve para a equipa, que o diga também o treinador. Após cinco derrotas oficiais com os encarnados – uma ao serviço do Belenenses, duas no Paços de Ferreira, uma no Desp. Chaves e outra no Sp. Braga – Jorge Simão consegue o primeiro resultado positivo como treinador ante o atual tetracampeão nacional.

O Benfica, que já não perdia há 20 jogos para a liga, sofreu esta noite novo revés. O último tinha sido à 19.ª jornada da época passada, com o Vitória de Setúbal.

O desfecho desta noite acentua outra realidade. Sem Fejsa, o Benfica não conseguiu bater o Boavista nos últimos três duelos oficiais. Juntam-se, a este resultado, os dois empates de 2016/2017: 3-3 na Luz, 2-2 no Bessa, nos quais o sérvio não participou.