O MOMENTO

SPORTING: A vitória na semana passada em Chaves recolocou o leão na luta pelo título, apesar de o Sporting ter sido obrigado a horas extra na Rep. Checa. Tem pouco tempo de descanso e menos margem do que os rivais, portanto, terá de ser um leão a fazer outro esforço suplementar antes da paragem para as seleções. Os verdes e brancos de Alvalade correm contra o tempo: aquele que não tiveram de repouso e aquele que se esgota a cada jornada que passa.

RIO AVE: De volta aos triunfos após série negativa, o Rio Ave está pressionado no quinto lugar, com o Marítimo já a um ponto. Enquanto o Sporting olha para quem tem à frente, os de Vila do Conde miram o retrovisor. 

.

AUSÊNCIAS:

SPORTING: Doumbia, Bruno César (lesionados)

RIO AVE: Geraldes e Gelson Dala (emprestados pelo Sporting); Tarantini (suspenso); Lionn (lesionado)

DISCURSO DIRETO:

JORGE JESUS: «É um adversário que tem uma ideia de jogo quase sempre da mesma forma, ou seja, não muda a sua ideia por defrontar as equipas grandes ou mais pequenas, salvo seja. É uma equipa que nos criou imensos problemas em Vila do Conde. Normalmente as equipas que não jogam para o título não são muito fortes nesse aspeto. Mas o Rio Ave têm uma ideia de jogo muito positiva, e vamos ter alguns problemas para parar essa ideia de jogo.»

MIGUEL CARDOSO: «Vamos tentar ser competentes, e levar ao limite as nossas capacidades. O Sporting tem uma motivação grande para jogar, porque como diz o seu treinador continua em todas frentes. Cabe-nos não ter preocupações com isso, focarmo-nos no que podemos e queremos fazer. Sabemos que para competir com estas equipas temos de procurar jogar, porque se nos remetermos a defender acredito que vamos ter mais dificuldades.»

HISTÓRICO DE CONFRONTOS:

O Rio Ave só por uma vez venceu no José Alvalade para o campeonato. Sucedeu em 2012, com um golo de Edimar. De resto, 17 triunfos leoninos e cinco empates, isto para a Liga. As duas equipas defrontaram-se em Alvalade também para a Taça de Portugal e há uma vitória para cada lado.

EQUIPAS PROVÁVEIS

SPORTING

RIO AVE