Por: Rita Pereira

Dois golos de Joel, aos 41 e aos 53 minutos, garantiram ao Marítimo a vitória em Tondela, depois de ter estado a perder. As duas equipas vinham de ciclos positivos e por motivos diferentes queriam sair da 27ª jornada com mais três pontos. O Marítimo para se aproximar dos lugares europeus e o Tondela para garantir mais rapidamente a manutenção.

O Marítimo entrou no Estádio João Cardoso a querer controlar a posse de bola e a apostar na velocidade do setor ofensivo para criar perigo. No entanto, faltava clarividência no ataque dos maritimistas, que se viram a perder logo aos 10 minutos. Tyler Boyd lançou por alto Miguel Cardoso, o jogador beirão recuperou a posição após falha de posicionamento de Bebeto e perante Amir abriu o marcador.

Num jogo vivo, com velocidade por parte das duas equipas, mas sem oportunidades claras, o Marítimo sentiu muito o golo do Tondela e demorou na recuperação das bolas e na construção do ataque. A primeira oportunidade dos maritimistas surgiu apenas aos 28 minutos, depois de um cruzamento de Bebeto que Ricardo Costa interceptou em duelo aéreo com Rodrigo Pinho.

Aos 41 minutos, a injeção de otimismo que o Marítimo precisava. Num passe por alto de Jean Cléber para a área, Joel recebeu no peito e rematou de pé esquerdo, empatando a partida. Jorge Sousa ainda anulou o lance por fora-de-jogo, mas acabou por validar o golo do Marítimo após consulta ao vídeo-árbitro. Joel está em linha com o último jogador de campo do Tondela. Ao intervalo o marcador revelava o equilíbrio que existiu na primeira parte.

FICHA E FILME DO JOGO

Se o Marítimo saiu mais motivado ao intervalo, a segunda parte não podia ter começado melhor: 53 minutos de jogo, bis de Joel e a vantagem no marcador. Tal como Bebeto no golo do Tondela, Jorge Fernandes falhou no controlo da bola nas costas, Joel ganhou-lhe a frente, tirou duas vezes Cláudio Ramos do caminho e depois de picar a bola entre o guarda-redes e Ricardo Costa fez a reviravolta no marcador. Logo no minuto a seguir Cláudio Ramos voou para defender o cabeceamento de Ricardo Valente e evitar o 1-3.

A perder, Pepa arriscou com duas substituições logo aos 56 minutos, fazendo entrar os avançados Juan Delgado e Heliardo. Na busca do Tondela pelo empate, o jogo ficou algo partido. O Marítimo procurava segurar a vantagem e a equipa da casa tentava chegar à baliza de Amir, mas sem sucesso. Só em tempo de compensação o Tondela esteve mais perto da baliza do Marítimo, mas sem conseguir o golo do empate. Apesar da derrota, a equipa beirã abandonou o relvado sob os aplausos dos seus adeptos.

Tondela-Marítimo, 1-2 (destaques)

Quatro meses e meio depois da última vitória fora, que tinha sido conquistada a 5 de novembro de 2017 frente ao Feirense, o Marítimo leva novamente os três pontos para a Madeira e soma agora 39, ficando à condição no 6º lugar. O Tondela mantém os 29 pontos com que entrou na 27ª jornada e pode ver-se ultrapassado pelo Belenenses.