Acompanhe aqui AO VIVO o Rio Ave-FC Porto

MOMENTO

RIO AVE

Miguel Cardoso foi eleito o melhor treinador do mês na Liga, Sérgio Conceição ficou em segundo… E isto quer dizer alguma coisa sobre o arranque das duas equipas. Os vilacondenses começaram por surpreender, intrometendo-se entre os três grandes com triunfos nas três primeiras jornadas e travando em seguida o Benfica, impondo uma igualdade a um golo. Na jornada anterior, o primeiro revés da época, com a derrota na Madeira, diante do Marítimo (1-0). Segue-se o FC Porto, longe de ser o adversário ideal para se recuperar de um desaire.

FC PORTO

Nas últimas quatro épocas os dragões saíram de Vila do Conde sempre com uma vitória por 3-1 na bagagem. No entanto, nos Arcos não há facilidades à vista e já esta época o Benfica perdeu ali os primeiros pontos. Depois do desaire na estreia na Champions, a meio da semana (derrota por 3-1 com o Besiktas), os dragões querem aproveitar o Rio Ave para seguirem de vento em popa na liderança. A corrente interna é positiva, a ponto de a equipa de Sérgio Conceição estar prestes a reeditar o arranque – seis triunfos nas seis primeiras jornadas – de André Villas-Boas em 2010/11.

--

AUSENTES

RIO AVE: Francisco Geraldes, castigado. Pedro Moreira e Pelé, condicionados.

FC PORTO: Não há indisponíveis.

--

DISCURSO DIRETO

Miguel Cardoso (Rio Ave): «O FC Porto é muito consistente e não me parece que ter jogado a meio da semana vá condicioná-los. Creio que terem perdido acrescenta mais emotividade a este desafio e determinação ao adversário para nos derrotar. Será um jogo distinto daquele do Benfica (1-1), porque o FC Porto é totalmente diferente, além de que os momentos das equipas também são outros. O que não vai alterar é a atitude competitiva que queremos ter e que já demonstramos frente a outras equipas. Reconheço que pontuar será um bom resultado.»

Sérgio Conceição (FC Porto):  «O Rio Ave é uma equipa que pensa muito no que tem de fazer, mais do que em condicionar o adversário. Tem ideia de jogo de equipa grande e tem jogadores de qualidade para praticar essa ideia. Cabe-nos a nós contrariar isso, Mas nós somos o FC Porto e somos favoritos. Visionámos todos os jogos do Rio Ave até ao momento, incluindo o jogo com o Benfica, como é óbvio (…) Há que corrigir algumas coisas, que a equipa tinha vindo a fazer de forma positiva, mas o Besiktas é passado. O nosso foco agora é o Rio Ave. Não cometer os mesmos erros amanhã. Fico com uma azia dos diabos por perder. Não gosto de perder nem a feijões. Mas faz parte do trajeto das equipas. Não há equipas imaculadas.»

--

REGISTO HISTÓRICO

 

1-3: as últimas quatro (!) visitas do FC Porto ao Estádio dos Arcos em jogos da Liga saltaram-se por este placard. Vila do Conde não é historicamente terreno hostil para os dragões: a única vez que os azuis e brancos perderam um jogo da Liga no reduto rioavista foi em Abril de 2004. Curiosamente, Sérgio Conceição fez parte do onze nessa equipa de José Mourinho que semanas depois venceria a Liga dos Campeões. Considerando todos os confrontos na Liga, a balança pende claramente para os dragões: 32 vitórias, duas derrotas e 12 empates no total –14 V, 1D, 8E considerando só os jogos nos Arcos.

--

EQUIPAS PROVÁVEIS

RIO AVE

Outros convocados: lista não divulgada

--

FC PORTO

Outros convocados: lista não divulgada.