FIGURA: BRUNO FERNANDES

Nas últimas semanas falou-se de alguma quebra de forma e de influência, depois de um início de campeonato fantástico, mas aí está Bruno Fernandes. Decisivo. Voltou aos golos e coroou ainda a exibição frente ao Portimonense com uma assistência. Não marcava desde o início de novembro, quando o Sporting recebeu o Sp. Braga (1-1), mas este domingo depois de um passe fantástico de Podence não podia falhar. Não falhou, abriu o marcador logo aos nove minutos e acabou ainda por tocar ligeiramente na bola quando Gelson quis assistir Bas Dost no 2-0.

MOMENTO: PORTIMONENSE REDUZIDO A 10 AOS 55 MINUTOS

Se o Sporting já controlava o jogo, não deixando também o Portimonense impor o seu futebol e chegar à baliza de Rui Patrício, ficou tudo mais fácil ao minuto 55 quando os leões se viram a jogar em superioridade numérica e com mais espaço. Hackman foi expulso, após ver o segundo cartão amarelo, e se a formação algarvia ainda sonhava com o empate, deixou de sonhar. Cinco minutos depois Bas Dost fez o 2-0 e «matou» o jogo. Seria natural e confirmou-se.

FICHA DE JOGO E AO MINUTO

OUTROS DESTAQUES 

Podence: mais um menino que cresce a olhos vistos. A qualidade está toda lá é ter oportunidade e o «baixinho» mostra o futebol que tem nos pés (e na cabeça). De novo titular, saiu aos 66 minutos, mas antes disso foi uma dor de cabeça para o Portimonense. Velocidade, desmarcação, reação, qualidade de passe e uma assistência de ver e rever para Bruno Fernandes. Também ainda serviu Bas Dost e Gelson Martins em jogadas perigosas, mas que não resultaram em golo.

Piccini: o Sporting tem atualmente a melhor linha defensiva dos últimos anos com Piccini, Coates, Mathieu e Coentrão, e com um banco que ainda cumpre. Frente ao Portimonense viu-se de novo uma defesa sólida com destaque para o italiano que quase sempre decidiu bem, quer à defesa como ao ataque tentando ainda o golo de... pé esquerdo (saiu ao lado).

Lucas: não teve uma tarde fácil em Alvalade. Ao cair da primeira parte ainda evitou o 2-0 do Sporting ao tirar quase em cima da linha um remate de Bas Dost, quando Ricardo Ferreira já estava fora do lance, mas na segunda metade já não conseguiu levar a melhor sobre o holandês e não chegou para desviar para canto. Ainda assim, deu conta de uma série de investidas do Sporting e esteve bem.

Lumor: esteve bem defensivamente com alguns cortes na hora certa, mas também cumpriu ao ataque. Lumor aproveitou bem alguma liberdade concedida no corredor esquerdo para chegar com a bola à área contrária. Numa dessas ocasiões serviu Nakajima, que acabou por rematar ao lado na melhor oportunidade do Portimonense, e antes do intervalo ainda ele próprio tentou o 1-1 com um remate que saiu à figura de Rui Patrício.