O MOMENTO

Feirense: A vitória arrancada em Setúbal na jornada passada, deixa a equipa de Nuno Manta Santos às portas de um bom fim nesta sua quinta presença no escalão máximo do futebol nacional. A permanência, inédita no historial fogaceiro, parece cada vez mais próxima e, um possível regresso aos triunfos caseiros depois de duas derrotas – Boavista e Benfica – deixa o conjunto feirense acima dos 30 pontos da tranquilidade. A história está a bater à porta, e este é um jogo-chave para a escrever de forma mais definitiva.

Desp. Chaves: Os flavienses atravessam o pior momento da época, com duas derrotas e um empate nos últimos jogos na Liga, além do desaire na primeira mão das meias-finais da Taça de Portugal. A tranquilidade na tabela classificativa não está em causa, mas um possível apuramento europeu, que parecia possível há algumas jornadas, está cada vez mais distante. Neste reencontro entre as equipas que subiram na época passada à Liga, porém, a equipa flaviense quer regressar às vitórias e mostrar que continua a olhar para cima e com vontade de lá chegar.

AUSÊNCIAS

Feirense: Ícaro (castigado) e Luís Rocha (lesionado).

Desp. Chaves: Felipe Lopes e Mathaus (condicionados); Vukcevic e William (lesionados).

DISCURSO DIRETO

Nuno Manta: «Mais de 32 pontos, e tendo em conta as épocas anteriores, seria seguro, mas não havendo segurança máxima no futebol teremos de assegurar a manutenção matematicamente. É essa pontuação que vamos tentar alcançar com o Desp. Chaves, sendo certo que será mais um passo para nós no caminho até ao nosso objetivo.

Ricardo Soares: «O que move os clubes, os jogadores e os adeptos são as vitórias. Não gosto muito de olhar para trás, sentimos que somos um grupo forte, com qualidade e não tenho dúvidas de que a cada dia que passa existem mais razões para acreditar que temos condições para fazer um final de época com 40 pontos e, se possível, com mais.

HISTÓRICO DE CONFRONTOS

Feirense e Desp. Chaves têm um logo historial de confrontos (42), sobretudo nos escalões secundários. São os transmontanos que levam vantagem, com 17 triunfos contra 14 dos fogaceiros e 11 empates. Em jogos na Liga, registaram-se dois empates e uma vitória dos flavienses, mas o Feirense leva clara vantagem a jogar na condição de visitado, com 11 vitórias, quatro derrotas e cinco empates, no Marcolino de Castro.

EQUIPAS PROVÁVEIS

Feirense

Outros convocados: A lista de convocados não foi divulgada.

Desp. Chaves

Outros convocados: António Filipe, Massaia, Rodrigo, Braga, Perdigão, Batatinha, João Mário;